BR-101 Tabajara-Cariacica
BR-101 em Cariacica: fluxo de veículos foi 9% maior que em 2024, segundo a Ecovias Capixaba. Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Nada menos do que 32 milhões de veículos circularam pela BR-101 em 2025. Isso é mais de 12 vezes o número de veículos que existem no Estado. São cerca de 2,5 milhões, de acordo com levantamento do Observatório de Trânsito Do Estado. O número consolidado de veículos que passaram pelo treco capixaba da BR-101 é da Ecovias Capixaba,  concessionária que administra a principal rodovia federal que corta o Espírito Santo. 

Em 2024 cerca de 30 milhões de veículos circularam pela via. Ou seja, no ano passado houve aumento de pouco mais de 9% na circulação. 

E o aumento deve continuar em 2026. Só no início do ano, com a Operação Verão que vai até 22 de fevereiro, a estimativa é de que 7,4 milhões de veículos passem pela rodovia. Fluxo que deve ficar 11% maior em relação ao mesmo período de 2025. Esse total representa 722 mil veículos a mais em relação ao verão anterior.

O trecho concedido à Ecovias Capixaba tem 478,7 quilômetros e vai do trevo de acesso à cidade de Mucuri, no Sul da Bahia, até Mimoso do Sul, que faz divisa com o Rio. A área concedida corta 24 municípios do Espírito Santo e um da Bahia.

Obras da Ecovias Capixaba em 2026

A Ecovias Capixaba já começou a negociar desapropriações para a construção dos contornos de Ibiraçu e Fundão na BR-101. Os contornos, que somam 12 quilômetros de extensão de novas pistas, têm importância estratégica para reduzir o tráfego de passagem dentro desses municípios. Ou seja, o objetivo é dar mais fluidez tirando o tráfego de dentro das cidades. 

A previsão, em contrato, é de que as obras fiquem prontas até o quarto ano da concessão. Prazo a partir de 27 de agosto do ano passado. Porém, a concessionária quer  antecipar a entrega para o terceiro ano, com previsão de início das obras em março de 2026.

A Ecovias Capixaba já realizou a fase de cadastro dos imóveis e a elaboração dos laudos de avaliação. Nesta etapa, moradores e proprietários receberam visitas para a coleta de informações e documentos necessários à construção dos laudos técnicos. 

Com os laudos concluídos, tem início a fase de negociação. A concessionária acredita que  as obras poderão avançar de forma progressiva, com a liberação das frentes de serviço. Isso permite que determinadas atividades comecem mesmo enquanto parte do processo de desapropriação ainda esteja em andamento.

Edu Kopernick

Editor de Economia

Edu Kopernick é jornalista formado na Faesa, especialista em Comunicação Organizacional pela Gama Filho, com experiência em reportagens especiais para veículos nacionais e séries sobre economia do Espírito Santo. Já teve passagens pelos principais veículos de TV, rádio e webjornalismo do Estado. É editor de Economia do Folha Vitória desde 2024, apresentador de TV e host do videocast ValorES.

Edu Kopernick é jornalista formado na Faesa, especialista em Comunicação Organizacional pela Gama Filho, com experiência em reportagens especiais para veículos nacionais e séries sobre economia do Espírito Santo. Já teve passagens pelos principais veículos de TV, rádio e webjornalismo do Estado. É editor de Economia do Folha Vitória desde 2024, apresentador de TV e host do videocast ValorES.