Economia

Brasil produziu 8,3 mi de toneladas de aço bruto no 1º trimestre, diz IABr

Brasil produziu 8,3 mi de toneladas de aço bruto no 1º trimestre, diz IABr Brasil produziu 8,3 mi de toneladas de aço bruto no 1º trimestre, diz IABr Brasil produziu 8,3 mi de toneladas de aço bruto no 1º trimestre, diz IABr Brasil produziu 8,3 mi de toneladas de aço bruto no 1º trimestre, diz IABr

Rio – A produção brasileira de aço bruto atingiu 8,3 milhões de toneladas no primeiro trimestre do ano, alta de 1,5% em relação ao mesmo período de 2013, informou o Instituto Aço Brasil (IABr), nesta segunda-feira, 28. O destaque foi a produção de laminados longos, que apresentou crescimento de 7,9% no período, devido principalmente à retomada do setor de construção civil predial.

De acordo com o instituto, caso a construção industrializada fosse mais disseminada no Brasil, o consumo de aço seria ainda maior nas edificações. Já a produção de laminados planos teve queda de 2,4% de janeiro a março, tendo sido impactada, sobretudo pela queda das exportações, que se reduziram em 27,3%.

Foi divulgado ainda que as vendas internas de produtos siderúrgicos totalizaram 5,5 milhões de toneladas no acumulado de 2014, crescimento de 1,8% na comparação com os três primeiros meses de 2013.

Já o consumo aparente de produtos siderúrgicos chegou a 6,3 milhões de toneladas, aumento de 2,5% no período de janeiro a março frente aos três primeiros meses do ano passado. Houve destaque para os produtos planos, com alta de 4,6%. No entanto, a alta foi impactada principalmente pela elevação de 22,9% das importações de planos, “uma vez que as vendas destes produtos apresentaram modesto crescimento de 2,3% no mesmo período”, diz o instituto em nota.