
A Buaiz Alimentos completou nesta segunda-feira (27) 84 anos de história, consolidando um novo ciclo de investimentos estratégicos que ultrapassam R$ 15 milhões. Os aportes da indústria de alimentos contemplam ampliação da capacidade produtiva, modernização de equipamentos, expansão da infraestrutura logística, novas áreas comuns para colaboradores e renovação tecnológica.
Os investimentos integram o plano de crescimento nacional e internacional da empresa. Entre os destaques está a aquisição de um terreno na Barra do Jucu, em Vila Velha, no valor de R$ 9,3 milhões, onde será construída uma estrutura de silos para armazenamento de até 80 mil toneladas de trigo em grãos.
O projeto, atualmente em fase de desenvolvimento, vai ampliar significativamente a autonomia e eficiência logística da operação.
Na linha de produção, a instalação de uma nova empacotadeira para as Misturas para Bolo Regina 5 kg, fruto de um investimento de R$ 1,2 milhão, aumentará em 60% a capacidade produtiva, de 450 toneladas para 720 toneladas mensais.
Outra melhoria no parque industrial é a implantação de uma mesa vibratória no moinho, no Centro de Vitória, que otimiza o enchimento das sacarias e melhora o desempenho logístico, com maior uniformidade no empilhamento e transporte.
Projetos de logística e armazenamento
Outros projetos de logística e armazenamento foram implementados visando elevar a eficiência operacional da empresa. Um deles é o novo armazém do Café Numero Um, localizado no Terminal Intermodal da Serra (TIMS), que ampliou em 200 toneladas a capacidade de armazenamento de grãos de café.

O armazém de trigo na Rodovia Darly Santos, em Vila Velha, também passou por modernização com a aquisição de uma esteira transportadora inovadora que permite empilhar o grão de trigo verticalmente, otimizando o uso do espaço e dobrando a capacidade de armazenamento de 25 mil para 50 mil toneladas.
Além disso, no centro de distribuição, em São Torquato, a frota de empilhadeiras a gás foi substituída por modelos elétricos, reforçando o compromisso da empresa com a eficiência e a sustentabilidade.

Nossa trajetória é marcada por uma constante evolução, com modernização de estruturas e processos, diversificação do portfólio e ampliação da nossa presença no mercado. Nos últimos anos, lançamos mais de 25 produtos, que acompanham as tendências de mercado e oferecem o que há de mais inovador para nossos consumidores.”
Eduarda Buaiz, vice-presidente da Buaiz Alimentos
Gestão e mercado
No ano em que comemora seus 84 anos, a Buaiz Alimentos também concluiu investimentos em tecnologia e em infraestrutura, e na construção e inauguração de novos espaços comuns com foco no bem-estar dos colaboradores.
Em junho, a empresa entregou um novo refeitório, área de vivência e padaria experimental, na matriz, com objetivo de proporcionar mais conforto e qualidade de vida para os colaboradores.

Neste mesmo período, a Buaiz Alimentos iniciou a modernização de todos os computadores, substituindo mais de 100 equipamentos por máquinas mais modernas.
O CEO da Buaiz Alimentos, Flávio Schiavone, explica que os aportes fazem parte das diretrizes estratégicas visando consolidar a sua posição no Espírito Santo, ampliar a presença da empresa em outros estados, avançar no processo de internacionalização, tornar ainda mais eficiente a operação e estar cada vez mais atentos às demandas dos clientes e consumidores finais.
Os resultados já são visíveis. Em termos de mercado, no Espírito Santo, ampliamos nossos negócios nos segmentos de trigo, mistura para bolo e café e triplicamos nossa presença no Rio de Janeiro, principalmente com as Misturas para Bolo Regina, ocupando a liderança na categoria.”
Flávio Schiavone, CEO da Buaiz Alimentos
E pontua: “Também estamos expandindo nossa atuação em Minas Gerais, Bahia e São Paulo através de parceiros estratégicos. No plano internacional, já iniciamos com exportações para a América Latina e seguimos com foco nos mercados como Estados Unidos, Europa e mundo árabe”.