
O porto da Imetame em Aracruz, no Norte do Espírito Santo, vai começar a operação de cargas gerais até o fim de 2026. Já a operação de contêineres deve ser iniciada até 2028. O anúncio foi feito por Gilson Pereira, diretor da Imetame, durante o evento Buy ES, realizado no Cais das Artes, em Vitória, nesta segunda-feira (1º).
No painel “ES como o hub logístico do Brasil”, mediado por Felipe Caroni, diretor-executivo da Rede Vitória, Pereira informou que, até o momento, a dragagem está em 77%, devendo ser concluída até março de 2026, finalizando a primeira fase do empreendimento.

O gestor afirmou que o porto – chamado de multipropósito – terá quatro terminais para atender as demandas de toda a indústria e do agronegócio, principalmente do Norte capixaba.
Além disso, a cidade de Aracruz está localizada na área da Sudene, o que oferece benefícios fiscais vantajosos e, consequentemente, atrai negócios para a região. Com o porto, a expectativa é de desenvolvimento para todo o Estado.
O diretor da Imetame reforçou que a integração com a logística terrestre é fundamental para o funcionamento pleno do porto, visto que o volume de transporte deve crescer “muito além do que esperamos.”
Investimentos em rodovias
Destacando a importância das rodovias para o Estado, Roberto Amorim Jr., diretor superintendente da Ecovias Capixaba, informou que estão previstos para os próximos três anos investimentos ainda mais intensos na BR-101.

O objetivo é realizar obras que já têm licenciamento ambiental e projeto executivo aprovado, como a duplicação do trevo de João Neiva, que terá mais de 200 quilômetros de corredor contínuo até agosto de 2028.
Os recursos também serão destinados aos contornos de Ibiraçu e Fundão, que também serão entregues até 2028, e aos pontos de parada e descanso para motoristas profissionais que serão construídos em Linhares e Atílio Vivácqua.
Buy ES
O Buy ES é um encontro que marca um movimento para consolidar o Espírito Santo como uma das economias mais competitivas do país. Pensando nisto, o tema deste ano é “DNA Capixaba: legado que constrói o futuro”.
Com realização da Apex e da Rede Vitória, o evento reúne no Cais das Artes, em Vitória, nomes do mercado, indústria e administração pública para debater o futuro econômico capixaba.