
*Artigo escrito por Haynner Batista Capettini, advogado, assessor jurídico do Sicoob Central ES, diretor Jurídico e compliance Officer do IBEF-ES. Membro do Comitê Qualificado de Conteúdo de GRC de 2025 do Ibef-ES.
Longe de ser apenas uma formalidade, o canal de denúncia é uma ferramenta poderosa e cada vez mais indispensável para a construção de um ambiente mais justo, transparente e seguro, seja ele em uma empresa, uma instituição pública ou mesmo na sociedade em geral.
Leia também: Depois dos 60: o empreendedor que o Brasil não viu chegar
Muitas vezes, quando se ouve falar em “canal de denúncia”, a primeira imagem que vem à mente pode ser algo burocrático, distante, ou até mesmo, para alguns, “bonitinho”, no sentido de algo que parece bom no papel, mas não funciona na prática. No entanto, desengane-se!
Impactos na reputação e na sustentabilidade das organizações
Quantas vezes alguém já presenciou ou teve conhecimento de alguma situação que considerou errada, antiética ou até mesmo ilegal? Pode ter sido um desvio de conduta no trabalho, um caso de discriminação, uma fraude, um assédio, ou até mesmo um desperdício de recursos públicos.
Nessas horas, a sensação de impotência pode ser grande. O medo de retaliação, a incerteza sobre onde e como reportar e, até mesmo, a ausência de um canal claro para expressar preocupações acabam silenciando muitas vozes. É exatamente aí que o canal de denúncia se torna um farol.
Sua principal função é oferecer um caminho seguro e confidencial para que qualquer pessoa – empregado, cliente, fornecedor, cidadão – possa reportar irregularidades sem medo. Serve de proteção para a organização, que pode identificar e corrigir problemas antes que se tornem crises.
E defesa para o indivíduo, que tem a garantia de que sua voz será ouvida e que a denúncia será investigada de forma imparcial.
Além de cumprir, muitas vezes, exigências legais, o canal de denúncias é um dos pilares de uma cultura organizacional ética. Ao saber que há um espaço dedicado à escuta ativa e à correção de problemas, as pessoas se sentem mais encorajadas a agir com integridade.
Isso contribui diretamente para a redução de práticas prejudiciais e para o fortalecimento da confiança dentro da instituição.
O canal de denúncia como caminho seguro
Ambientes sem esse tipo de canal tendem a acumular inseguranças, desconfianças e quedas de produtividade. Já organizações que adotam canais efetivos e bem estruturados demonstram compromisso com a ética e com o bem-estar coletivo — elementos fundamentais para a reputação e a sustentabilidade a longo prazo.
Portanto, da próxima vez que ouvir sobre um canal de denúncia, mude a sua percepção. Ele não é apenas “bonitinho”, mas sim essencial. É uma demonstração de compromisso com a ética, com a transparência e com a construção de um futuro melhor.
É a garantia de que, em um mundo complexo, você tem um lugar seguro para fazer o que é certo e contribuir para a sua própria paz de espírito e para o bem-estar coletivo.
Este texto expressa a opinião do autor e não traduz, necessariamente, a opinião do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Espírito Santo.