Economia

Carnes puxam inflação no atacado em setembro, diz FGV

Carnes puxam inflação no atacado em setembro, diz FGV Carnes puxam inflação no atacado em setembro, diz FGV Carnes puxam inflação no atacado em setembro, diz FGV Carnes puxam inflação no atacado em setembro, diz FGV

Rio – Os preços ganharam força no atacado na última semana de agosto, de acordo com o resultado da primeira prévia do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) referente a setembro. De acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV), a alta de bovinos e da mandioca, somada ao término do recuo da soja, impulsionou a inflação entre os produtores.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) passou de uma queda de 0,56% na primeira prévia de agosto para alta de 0,31% em setembro. As principais contribuições vieram das matérias-primas brutas. Nesse estágio, destacaram-se as acelerações de bovinos (-0,67% para 2,61%), soja (-2,32% para -0,08%) e mandioca (-3,24% para 10,27%). Em sentido oposto, perderam força os preços de pedra britada (1,92% para -3,05%) e cacau (1,89% para 0,73%).

Já nos bens finais, o principal impulso foi o subgrupo alimentos processados (-0,48% para 1,53%). De acordo com a FGV, só as carnes bovinas (frigorificadas) avançaram 5,09%, ante queda de 0,30% na primeira prévia de agosto. Por outro lado, entre os alimentos in natura, alguns produtos continuam ficando mais baratos, como tomate (-20,02%) e batata-inglesa (-16,99%).

Por fim, entre os bens intermediários, a inflação acelerou de -0,01% para 0,51%. Segundo a instituição, a principal contribuição veio do subgrupo materiais e componentes para a manufatura (-0,20% para 0,33%).

A primeira prévia do IGP-M de setembro apontou avanço de 0,26%, contra queda de 0,31% em igual prévia de agosto. A coleta dos preços foi realizada entre os dias 21 e 31 do mês passado.