Economia

Carrefour avança sobre Pão de Açúcar

Receita líquida da operação brasileira da empresa teria crescido 14,3% entre outubro e dezembro de 2015 na comparação com os mesmos meses do ano anterior

Carrefour avança sobre Pão de Açúcar Carrefour avança sobre Pão de Açúcar Carrefour avança sobre Pão de Açúcar Carrefour avança sobre Pão de Açúcar
Carrefour voltou a ganhar mercado em cima do Grupo Pão de Açúcar no Brasil Foto: Divulgação

São Paulo – Com a aceleração das vendas no último trimestre de 2015, o Carrefour voltou a ganhar mercado em cima do Grupo Pão de Açúcar no Brasil. Desconsiderando a variação cambial, a receita líquida da operação brasileira do Carrefour teria crescido 14,3% entre outubro e dezembro de 2015 na comparação com os mesmos meses do ano anterior. Levando em conta o impacto cambial, o resultado no Brasil é de queda de 13,5%.

Analistas chamam atenção, porém, para o fato de que a diferença entre o ritmo de crescimento das vendas do Carrefour no Brasil e do GPA voltou a crescer. “É uma clara evidência de que o Carrefour Brasil continua a ganhar market share contra o varejo de alimentos do GPA”, afirmaram os analistas do Credit Suisse em relatório.

No critério de vendas mesmas lojas, que considera apenas unidades abertas há mais de um ano, o Carrefour cresceu 9,3% no Brasil no quarto trimestre, desconsiderando o impacto cambial. No mesmo período, o braço de alimentos do GPA, que inclui as bandeiras Assaí, Pão de Açúcar e Extra, cresceu 1,9%, segundo esse mesmo critério.

No acumulado do ano, as vendas do Carrefour no Brasil cresceram 12,6% na comparação com 2014, excluindo impacto cambial. No varejo de alimentos do GPA, o crescimento foi de 7,1%. Entre janeiro e novembro, a receita do varejo supermercadista cresceu 7,09%, segundo a Abas, associação que reúne as empresas do setor. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.