Economia

Casagrande elogia reunião entre Trump e Lula sobre tarifas e prega "diálogo e cooperação"

Casagrande comemorou a conversa entre Lula e Trump nesta segunda-feira (6). Eles falaram sobre tarifas, comércio e futuros encontros

Leitura: 2 Minutos
Renato Casagrande no Jornal da Record
Renato Casagrande exaltou capacidade de conciliação entre presidentes e comemorou encontro nas redes sociais. Crédito: Reprodução/Jornal da Record

O governador do ES, Renato Casagrande, elogiou a reunião realizada entre o presidente Lula e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Nesse sentido, o encontro tratou das tarifas impostas a produtos brasileiros e taxas.

Entre os temas da reunião, feita por videochamada, estão o tarifaço, conexões comerciais, comércio bilateral e futuros encontros entre os governantes.

Do mesmo modo, durante a publicação realizada por meio da rede social “X”, nesta segunda (6), o governador afirmou que a reunião é “animadora”.

Casagrande também pontuou que as relações devem ser guiadas pelo “diálogo e pela cooperação, não por barreiras que prejudiquem o comércio e os empregos”. Confira a publicação:

Foto: @Casagrande_ES/X

O que diz o Palácio do Planalto sobre o encontro?

Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, na manhã desta segunda (6), a conversa durou cerca de 30 minutos. Do mesmo modo, teve tom amistoso. “Os dois presidentes reiteraram a impressão positiva daquele encontro”.

Durante a conversa, Lula descreveu o contato como uma oportunidade para a restauração das relações amigáveis. Ou seja, o presidente brasileiro citou a amizade de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente.

Lula recordou que o Brasil é um dos três países do G20 com quem os Estados Unidos mantêm superávit na balança de bens e serviços. Solicitou a retirada da sobretaxa de 40% imposta a produtos nacionais e das medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras.

Nota do Palácio do Planalto

O presidente Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar sequência às negociações. Ele deverá conversar com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Além disso, os líderes acordaram encontrar-se pessoalmente em breve.

O presidente Lula aventou a possibilidade de encontro na Cúpula da Asean, na Malásia; reiterou convite a Trump para participar da COP30, em Belém (PA); e também se dispôs a viajar aos Estados Unidos.

Palácio do Planalto
Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória