Coluna Edu Kopernick

Cerveja capixaba: Fábrica de refrigerantes das montanhas lança a Coroa Beer

A Coroa Beer é uma cerveja puro malte e só chega ao mercado em novembro. O calendário foi pensado para marcar a chegada do verão. Ainda não há definição de preços, mas os valores devem girar entre R$ 8 e R$ 10 a garrafa de 600 ml

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A Coroa Beer só estará à venda em novembro, mas consumidor já conheceu a cerveja capixaba na feira da Acaps. Crédito: Edu Kopernick
A Coroa Beer só estará à venda em novembro, mas consumidor já conheceu a cerveja capixaba na feira da Acaps. Crédito: Edu Kopernick

Uma das principais indústrias de bebidas do Estado finalmente realizou o desejo de ter uma marca própria de cerveja. O sonho era de Roberto Kautsky Júnior, o “Alemão”, filho do fundador da Refrigerantes Coroa. No entanto em 2016 ele morreu, vítima de um câncer. Mas o sonho se renovou e agora a cerveja virou realidade pelas mãos do filho, Roberto Simon Kaytsky. A Coroa Beer já está no gelo e em pré-lançamento da Acaps Trade Show, maior feira do varejo capixaba.

A bebida puro malte só chega ao mercado em novembro. O calendário foi pensado para marcar a chegada do verão. Porém, o público da feira da Acaps terá acesso antecipado à Coroa Beer.

O Grupo Coroa apostou no DNA local para inovar. Trata-se de uma pilsen puro malte, feita exclusivamente com cevada, sem adição de cereais não maltados. A cerveja nasce na fábrica Teresense, em Santa Teresa. Os mestres Roberto Rudnytskyj e Welton Gadelha assinam a receita após décadas de experiência.

A empresa vai aproveitar a estrutura de distribuição dos refrigerantes com frota própria de caminhões. Além disso, pretende se basear nos dois centros de distribuição, um em Cachoeiro e outro em Ibiraçu, para alcançar todo o Estado. Num primeiro momento, o foco fica na Grande Vitória. Nesse sentido, a prioridade será fornecer a nova cerveja para restaurantes e bares.

Ainda não há definição de preços, mas os valores devem girar entre R$ 8 e R$ 10 a garrafa de 600 ml. Será a única apresentação, por enquanto. Do mesmo modo, a fábrica ainda não definiu o volume da produção, que será toda na unidade da Teresense, em Santa Teresa. A Coroa Beer pretende concorrer com gigantes internacionais e aposta na identidade capixaba para ganhar mais espaço no mercado.

Investimentos para a Coroa Beer

O Grupo Coroa realizou um investimento superior a R$ 15 milhões na modernização e expansão da Teresense. O aporte foi direcionado para a ampliação da capacidade produtiva, que triplicou. Do mesmo modo, a estrutura fabril passou de 3 mil para 11 mil metros quadrados.

O anúncio de investimentos foi logo após a aquisição, em junho de 2024. O movimento de mercado e marcou a entrada do tradicional grupo de bebidas não alcoólicas no ramo de cervejas artesanais. Os investimentos na planta de Santa Teresa incluem a aquisição de novos equipamentos e a implementação de práticas sustentáveis, como a instalação de uma máquina para o envase de garrafas retornáveis.

O plano inicial foca no mercado regional, porém a expansão já está no horizonte. O ápice acontecerá no verão 2025/26, com distribuição ampliada inicialmente para onde os refrigerantes da Coroa têm mercado. Ou seja, Sul da Bahia, parte de Minas bem como parte do Rio de Janeiro.

O empresário Ademar Bragatto, sócio do Grupo Coroa, revelou emoção no lançamento. “A entrada no mercado cervejeiro sempre foi um desejo nosso”, disse.

Edu Kopernick

Editor de Economia

Edu Kopernick é jornalista formado na Faesa, especialista em Comunicação Organizacional pela Gama Filho, com experiência em reportagens especiais para veículos nacionais e séries sobre economia do Espírito Santo. Já teve passagens pelos principais veículos de TV, rádio e webjornalismo do Estado. É editor de Economia do Folha Vitória desde 2024, apresentador de TV e host do videocast ValorES.

Edu Kopernick é jornalista formado na Faesa, especialista em Comunicação Organizacional pela Gama Filho, com experiência em reportagens especiais para veículos nacionais e séries sobre economia do Espírito Santo. Já teve passagens pelos principais veículos de TV, rádio e webjornalismo do Estado. É editor de Economia do Folha Vitória desde 2024, apresentador de TV e host do videocast ValorES.