Economia

"ChatGPT não é sinônimo de IA", avalia professor em evento de inovação em Vitória

Conferência reuniu especialistas da área, que debatem futuro da tecnologia e da inteligência artificial. Entre os convidados está o professor

Foto: Vitor Machado

O Tech Conference 2024, evento que acontece nesta quarta-feira (24), trouxe inspirações, muito conhecimento e reuniu personalidades capixabas de destaque no ramo da inovação. Nesse ano, ele tem como tema: “Tecnologia & resultado: um olhar além das tendências”. 

O evento é uma realização da Apex Partners, Rede Vitória e Folha Business e acontece na Fucape Business School, em Vitória.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!

Dentre as referências na área presentes estava o diretor de pesquisa e professor catedrático em inteligência artificial na Holanda, Giancarlo Guizzardi, que detalhou que, a famosa ferramenta do ChatGPT não é sinônimo de IA. 

A área é mais ampla. A inteligência artificial é uma caixa de ferramentas espetacular, mas precisamos entender os riscos e capacidades de cada ferramenta“, pontuou.

Ele também afirmou que é preciso criar sistemas que possam lidar com segurança com situações que nunca viu. “Assim como os humanos podem fazer, entender histórias novas. O ChatGPT só consegue entender o que ele já memorizou”.

LEIA TAMBÉM: Imposto de Renda: Receita abre consulta ao 3º lote de restituição

IA vai tirar empregos?

Durante o evento, o CEO da GlobalSys, Wallace Lovato, destacou que, com o avanço da tecnologia, é preciso fazer a conscientização para explicar o que é a IA para lideranças de empresas.

A IA não vai tirar emprego de ninguém, você vai perder o emprego para alguém que domina mais IA que você. As pessoas acham que IA é ChatGPT, mas não. Por isso temos feito conscientização para explicar o que é IA para lideranças de empresas“, narrou Wallace Lovato.

Foto: Vitor Machado

Evento marca lançamento do Espírito Santo Startups

O evento ainda marca o lançamento da quarta edição do reality show Espírito Startups – primeiro reality de inovação do Espírito Santo – que estreia no próximo sábado (27), na TV Vitória/Record.

Ao longo dos últimos três anos, o programa concedeu R$ 1,4 milhão em prêmios a iniciativas inovadoras com grande potencial de crescimento.

Já nesta edição, o prêmio é de meio milhão de reais, oferecendo apoio financeiro e visibilidade no mercado.

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtor Web
Produtor Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória