Se você tem implicância com os carros chineses, precisa começar a rever os conceitos. Parece que os capixabas já começaram a fazer esse exercício. Enquanto mantém os olhos voltados para o Espírito Santo, em busca de uma nova fábrica no país, a montadora chinesa Great Wall Motors, a GWM, segue com vendas de gente grande. Principalmente no Estado.
A marca deve fechar 2025 com mais de 2 mil veículos vendidos nas lojas do Grupo Líder no Brasil. A venda de 80% foi no ES. Quem garante é o diretor do grupo, Bruno Conti. O número bate em muito os 1,2 mil carros vendidos pela marca em 2024. Foi uma média de 100 por mês, já ultrapassada este ano. 2025 deve ter um salto de nada menos do que 66% em relação ao ano passado. A marca tem seis pontos de venda ativos em todo país e as projeções podem ser ainda mais otimistas, já que a marca abrirá em novembro sua loja em Vila Velha, a quarta capixaba.
Hoje, o Grupo Líder opera concessionárias GWM em Vitória, Linhares e Cachoeiro de Itapemirim, além de Niterói, Macaé e Petrópolis, no Rio de Janeiro. A aceitação em Linhares, por exemplo, surpreendeu. A média mensal de vendas é de 20 carros por mês.
Estrelas da GWM
No portfólio, a estrela é o Haval H6, que responde por 80% das vendas, seguido de longe pelos modelos Ora e Tank. O futuro próximo promete reforçar a estratégia: o grupo aposta na chegada do utilitário Tank e da picape Poer, ambos importados da China, onde a GWM detém 50% do mercado de picapes. E as importações chegam todas pelos portos do ES.
No cenário atual, a meta é aproveitar o bom momento para consolidar o espaço da GWM como marca de peso no país, equilibrando crescimento em vendas com inovação digital. E, nesse movimento, o Espírito Santo aparece não só como vitrine de novos modelos, mas como polo estratégico para os próximos passos.