
Cariacica desperta a atenção de investidores internacionais e o município caminha para ter uma fábrica chinesa de acessórios para equipamentos eletrônicos. O prefeito Euclério Sampaio recebeu uma comitiva da China e apresentou as possibilidades no município. Os empresários da companhia, cuja sede fica na cidade de Shenzhen, veem Cariacica como uma escolha estratégica. Isso porque o município abriga a maior área de portos secos do Brasil, bem como pela localização privilegiada. Nesse sentido, a cidade é cortada por duas BRs com conexão direta com o Norte, Sul e Centro do país.
Opções para a empresa chinesa não faltam. A nova fábrica poderia se instalar no polo logístico de Nova Rosa da Penha. É uma grande área na Fazenda Itanhenga, com acesso próximo às BRs 101 e 262. Do mesmo modo, a Rodovia do Contorno pode ser uma opção, porque já existem Centros Logísticos e Industriais Aduaneiros (CLIA’s), que também funcionam como portos secos como, por exemplo, o da GDL Logística. Há outros portos secos dentro de Cariacica, que juntos formam a maior área de portos secos do Brasil.
“Tive a oportunidade de me reunir com empresários chineses que demonstraram interesse em investir em nossa cidade, trazendo desenvolvimento, empregos e novas oportunidades para Cariacica”, disse o prefeito Euclério Sampaio. Ele disse ainda que incentivos e a atividade intensa do comércio do município também são atrativos.
A empresa é a HDTC Tecnology, que fabrica telas para celular e outros componentes. Segundo estudos, o Brasil consome 80 milhões de telas. O objetivo da empresa é abocanhar de 20% a 40% do mercado.
A fábrica com sede em Cariacica geraria inicialmente 100 empregos diretos.
Participaram do encontro Chen Zhuojin, Hongwei Dai, e Wang Liuqing, que é o CEO da fábrica. Também estiveram presentes Ronaldo Costa Caetano e Wagner Luiz Souto.

Cariacica muda o PDM
A comitiva chinesa não deve ser a única a visitar Cariacica de olho em oportunidades. A cidade atualmente promove mudanças no seu Plano Diretor Municipal (PDM) para aproveitar áreas e bairros vocacionados para o setor industrial e de galpões logísticos. É o foco do município para atrair empresas. O PDM vigente já estabeleceu zoneamentos específicos para tais finalidades, situando-os perto de eixos de mobilidade. Ao mesmo tempo, essas áreas ficam à distância de áreas de ocupação residencial.
Uma das áreas que está no contexto da revisão do PDM de Cariacica está o bairro de Padre Mathias. A localidade, atualmente caracterizada como um vazio urbano, está posicionada às margens da BR-101. Ou seja, um corredor essencial para o escoamento de cargas.
Padre Mathias, designado para receber a implantação de empreendimentos logísticos e industriais, apresenta uma vantagem geográfica estratégica: proximidade com núcleos populacionais consolidados, como Nova Rosa da Penha e outras comunidades da região.