
A Vports e a Comexport firmaram um novo contrato que amplia em 16 mil metros quadrados a área de atuação e armazenamento da empresa no complexo portuário de Vitória e Vila Velha. Segundo as companhias, a expansão reforça a estrutura para movimentação de veículos, máquinas e equipamentos importados pelo complexo portuário de Vitória. Nesse sentido, com o novo contrato, o Estado passará a receber mais de 200 mil veículos por ano.
Ou seja, o Espírito Santo se consolida como a principal porta de entrada de veículos importados no Brasil. Do mesmo modo, a expectativa inclui crescimento nas importações de máquinas, equipamentos e cargas especiais, que dependem de operações técnicas específicas.
Em 2023, a Comexport se tornou a primeira e única empresa a operar um Terminal de Veículos (TEV) dentro do porto. Os resultados positivos da operação anterior motivaram a nova ampliação, que aumenta a capacidade de atendimento ao mercado automotivo e aos setores de máquinas e equipamentos. A empresa afirma que a sinergia criada na primeira parceria abriu caminho para esse novo ciclo.
Segundo Alan Goldlust, presidente da Comexport, a expansão reafirma a confiança na logística capixaba. “Hoje temos, dentro do porto, um complexo logístico classificado entre os mais avançados do mundo, ampliado pela nova parceria. São investimentos que reafirmam a nossa confiança no Estado, na Vports, em nossos parceiros e na indústria automotiva brasileira”, destacou.
Contratos de veículos reforçam vocação logística
Para o diretor-presidente da Vports, Gustavo Serrão, o contrato reflete o trabalho desenvolvido ao longo de três anos para aumentar dinamismo, flexibilidade bem como a produtividade do porto. “investimentos da ordem de R$ 600 milhões, realizados ao longo desse período em conjunto com as empresas parceiras, abrem possibilidades e fortalecem a vocação capixaba para a logística e o comércio exterior”. Serrão acrescenta que o setor automotivo segue como destaque entre as importações.
O executivo avaliou que o novo acordo consolida a Vports como hub logístico para o mercado automotivo e chega em um momento de reconhecimento institucional. “A Vports acaba de ser reconhecida como melhor empresa de serviços logísticos pelo anuário 200 Maiores e Melhores Empresas do Espírito Santo”.
O reconhecimento, segundo Serrão, resulta de ações voltadas à solidez financeira, à modernização e à produtividade da infraestrutura portuária. A companhia afirma que, além do avanço contratual, os números operacionais também registram crescimento relevante. Entre janeiro e setembro, 3,8 milhões de toneladas entraram no Brasil pelo complexo portuário de Vitória, ultrapassando o recorde alcançado em 2024.
A Vports destacou que o crescimento na importação de máquinas e equipamentos é um dos principais movimentos de 2025. Os dados indicam expansão de 49% no período, impulsionada por novos fluxos logísticos e maior demanda dos setores produtivos. “O novo contrato amplia ainda mais essas possibilidades”.