Economia

Comissão mista da TLP fará audiência pública no Rio no dia 24

Comissão mista da TLP fará audiência pública no Rio no dia 24 Comissão mista da TLP fará audiência pública no Rio no dia 24 Comissão mista da TLP fará audiência pública no Rio no dia 24 Comissão mista da TLP fará audiência pública no Rio no dia 24

Brasília – O deputado Betinho Gomes (PSDB-PE) afirmou nesta quinta-feira, 20, ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, que será realizada na próxima segunda-feira, dia 24, no Rio de Janeiro, audiência pública da comissão mista que trata da medida provisória 777, da qual ele é relator. A discussão sobre a MP, que cria a Taxa de Longo Prazo (TLP), em substituição à TJLP, ocorrerá às 9h30 na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Betinho afirmou ainda que a programação original da comissão está confirmada. A previsão é de leitura de seu relatório em 1º de agosto e votação da matéria no dia 2.

Já a segunda audiência pública sobre o assunto em Brasília – originalmente marcada para o dia 13 deste mês, mas que acabou cancelada – não deve mais ocorrer, em função do cronograma. “Eventualmente, se houver necessidade de fazer, se atrasar o calendário, a gente avalia. Mas acho que não há uma necessidade. A primeira audiência (realizada no dia 12) foi bastante esclarecedora, e acho que essa no Rio também será”, disse o deputado.

“Ficou muito nítido qual é a posição de cada lado. Agora, cabe ao relator juntar as informações e dar o direcionamento no relatório, do qual eu pretendo já no dia 26 ter uma primeira versão”, disse Betinho. “Obviamente, os ajustes poderão acontecer até o dia 1º de agosto, mas minha intenção é ter o relatório já bem desenhado.”

Na última terça-feira, os ministérios da Fazenda e do Planejamento, o Banco Central e o BNDES divulgaram uma nota conjunta em defesa da TLP, em meio a fortes críticas do setor privado e de economistas desenvolvimentistas. A nota também serviu para deixar claro que o discurso do governo está afinado – semanas antes, o presidente do BNDES, havia criticado a mudança. Na nota de terça-feira, o governo também informou que enviará a Betinho uma nota técnica com esclarecimentos sobre a TLP. Betinho afirmou que ainda não recebeu a nota técnica.