Economia

Companhia realiza primeiro embarque de milho à China pelo Porto de Tubarão

Primeira exportação de milho pelo Porto de Tubarão consolida o Espírito Santo como nova rota para o mercado chinês e fortalece o Corredor Leste da VLI

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Para obter a habilitação, o TPD passou por um minucioso processo de cadastro junto ao Sistema de Gestão Agropecuária do Ministério da Agricultura (Sipeagro/Mapa).  Foto: Vitor Nogueira / Divulgação
Para obter a habilitação, o TPD passou por um minucioso processo de cadastro junto ao Sistema de Gestão Agropecuária do Ministério da Agricultura (Sipeagro/Mapa). Foto: Vitor Nogueira / Divulgação

A VLI, companhia que opera ferrovias, portos e terminais, concluiu, na última semana, seu primeiro embarque de milho para a China via Espírito Santo. O embarque foi pelo Terminal de Produtos Diversos (TPD), no Porto de Tubarão.

Esta ação marca a concretização de um processo que vem desde fevereiro de 2025. Quando o terminal concluiu a habilitação para se tornar uma via ativa de escoamento em direção ao maior mercado importador da commodity no mundo.

A carga chegou a 75 mil toneladas e teve origem no terminal integrador de Araguari, no Triângulo Mineiro.

“Ao conectar regiões produtoras relevantes por meio do nosso Corredor Leste, fortalecemos a cadeia de suprimentos e contribuímos para a expansão do comércio exterior do Brasil.” Afirma Daniel Schaffazick, diretor de operações do Corredor Leste da VLI.

Processo para habilitação

Para obter a habilitação, o TPD passou por um minucioso processo de cadastro junto ao Sistema de Gestão Agropecuária do Ministério da Agricultura (Sipeagro/Mapa).

Além disso, esta etapa incluiu o registro completo do terminal como armazém portuário para a exportação de milho à China, com a apresentação de documentações como o Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e a implementação de um sistema de monitoramento de micotoxinas e resíduos de agrotóxicos nos grãos armazenados.

A adequação também exigiu a capacitação de colaboradores para garantir a total conformidade com os padrões chineses.

Além das exportações de grãos, a VLI mantém no Espírito Santo um fluxo contínuo de importação e exportação de diversas cargas. Como farelo, fertilizantes, celulose, insumos, bem como produtos siderúrgicos. Dessa forma, por meio do Corredor Leste, a empresa movimenta anualmente cerca de 16,7 milhões de toneladas por ferrovia e 16,2 milhões de toneladas nos portos capixabas.

A demanda chinesa por milho brasileiro cresceu exponencialmente após 2022, quando a guerra na Ucrânia impactou o fornecimento global de grãos. Em resposta, a China expandiu seus acordos comerciais e, a partir de 2023, implementou novos protocolos fitossanitários. Do mesmo modo isso estabeleceu critérios rigorosos para sementes e pragas.

Redação Folha Vitória

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Redação Folha Vitória é a assinatura coletiva que representa a equipe de jornalistas, editores e profissionais responsáveis pela produção diária de conteúdo do Folha Vitória. Comprometida com a excelência jornalística, a equipe atua de forma integrada para garantir informações precisas, atualizadas e relevantes, sempre alinhada à missão de informar com ética, democratizar o acesso à informação e fortalecer o diálogo com a comunidade capixaba. O trabalho do grupo reflete o padrão de qualidade da Rede Vitória de Comunicação, consolidando o veículo como referência em jornalismo digital no Espírito Santo.

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