
O projeto do Complexo Turístico, Ambiental e Cultural Fazenda Santa Maria, em Muniz Freire avança no processo de estruturação do projeto, apresentando um avanço acelerado das etapas de captação de investimento.
Nesta quarta (28), o projeto apresentou a proposta comercial para alguns empresários. As informações também foram apresentadas a autoridades locais e representantes da comunidade no Cerimonial Di Carla, em Muniz Freire, com a presença do governador Renato Casagrande.
A previsão é de entregar, ainda este ano, o Museu e experiência dos cafés especiais. Além dele também há previsão do Espaço Casa de Farinha e Serraria Modelo de Época; e Espaço de Resgate Histórico, do que foi uma senzala.

Os modelos de negócio apresentados englobam espaços de lazer, gastronomia, eventos, economia criativa, trilhas em meio à natureza, centro de memória, entre outros.
No primeiro momento, o Complexo terá implementação por meio de um modelo de Parceria Público-Privada (PPP) orientado por atrativos. Sendo assim, no qual, cada área ou equipamento do Complexo, pode ser apadrinhado por investidores.
Nesse modelo de arranjo, o investidor realiza o aporte para restauração, reforma ou construção do atrativo específico presente no master plan e pode, conforme o modelo acordado, assumir ou não a operação do espaço.
O prazo de maturação desses atrativos tem previsão de 12 a 36 meses, dividido nas fases de restauro e estrutura básica. Além de experiência turística e cultural estruturada; e consolidação com a expansão do complexo.
Por fim, durante sua fala, o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, ressaltou que o turismo é um tripé que inclui política pública, empreendedores e investidores.
O Governo do Estado está fazendo um forte investimento, de R$ 27 milhões, na promoção do destino Espírito Santo, apenas neste ano. O estado vem se posicionando como um destino promissor. O número de passageiros no aeroporto aumentou em mais de 400 mil, ultrapassando 3,5 milhões de pessoas, o que indica um crescimento significativo no fluxo de visitantes. O estado foi também destacado em publicação recente da Braztoa como um dos principais destinos para 2026.
Pedro Rigo, superintendente do Sebrae/ES