Economia

Confiança do consumidor cai 1,4 ponto em novembro ante outubro, diz FGV

Confiança do consumidor cai 1,4 ponto em novembro ante outubro, diz FGV Confiança do consumidor cai 1,4 ponto em novembro ante outubro, diz FGV Confiança do consumidor cai 1,4 ponto em novembro ante outubro, diz FGV Confiança do consumidor cai 1,4 ponto em novembro ante outubro, diz FGV

A confiança do consumidor recuou 1,4 ponto em novembro ante outubro, na série com ajuste sazonal, informou nesta quarta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV). O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) ficou em 74,9 pontos, o menor valor desde abril (72,5 pontos). O resultado ocorre após uma breve alta do indicador em outubro. Em médias móveis trimestrais, o índice caiu 2,3 pontos, para 75,5 pontos.

“Apesar do avanço da vacinação, suas consequências favoráveis na redução de casos e mortes e flexibilização das medidas restritivas, o aumento da incerteza econômica diante de uma inflação elevada, política monetária restritiva e maior endividamento das famílias de baixa renda tornam a situação ainda desconfortável e as perspectivas ainda cheias de ameaças”, diz a nota divulgada pela FGV.

Em novembro, a piora foi puxada tanto na avaliação da situação corrente quanto das expectativas. O Índice de Situação Atual (ISA) diminuiu 2,1 pontos, para 66,9 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) caiu 1,0 ponto, para 81,4 pontos.

Entre os quesitos que compõem o ISA, a piora da avaliação foi liderada pela deterioração da situação econômica local e das finanças das famílias. Entre os quesitos que compõem o IE, pesaram as perspectivas sobre a situação financeira familiar, cujo indicador recuou 3,5 pontos, para 80,0 pontos, eliminando a recuperação acumulada no mês anterior.

“O indicador que mede as expectativas sobre a situação econômica subiu 1,8 ponto, para 100,3 pontos. Mas, mesmo com melhores perspectivas financeiras familiares, o ímpeto de compras para os próximos meses continuou caindo pelo terceiro mês consecutivo, 1,1 ponto para 66,4 pontos”, diz a nota divulgada pela entidade.

A análise por faixa de renda revela piora da confiança para todos os grupos, com exceção das famílias com renda entre R$ 4.800,01 e R$ 9.600,00. A faixa de renda entre R$ 2.100,01 e R$ 4.800,00 registrou o pior desempenho com queda de 6,7 pontos para 66,3 pontos, o que elimina o avanço registrado no mês anterior.

A Sondagem do Consumidor coletou informações de 1.510 domicílios entre os dias 1º e 22 de novembro.