Economia

Confiança do consumidor sobe 2,1 ponto em fevereiro, aponta FGV

Confiança do consumidor sobe 2,1 ponto em fevereiro, aponta FGV Confiança do consumidor sobe 2,1 ponto em fevereiro, aponta FGV Confiança do consumidor sobe 2,1 ponto em fevereiro, aponta FGV Confiança do consumidor sobe 2,1 ponto em fevereiro, aponta FGV

Rio de Janeiro – A confiança do consumidor subiu 2,1 pontos em fevereiro ante janeiro, na série com ajuste sazonal, informou nesta quinta-feira, 25 a Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) fechou o mês em 68,5 pontos. Em janeiro, o indicador havia subido 1,5 pontos contra dezembro.

“Em fevereiro, o consumidor brasileiro tornou-se menos insatisfeito com a situação atual das finanças familiares e menos pessimista em relação à sua evolução ao longo dos próximos meses. A notícia é favorável, mas o movimento foi ainda insuficiente para alterar a tendência de queda do indicador que mede as intenções de compras de bens duráveis no curto prazo, que atingiu o menor nível da série iniciada em setembro de 2005”, avalia a economista Viviane Seda, coordenadora da Sondagem, em nota oficial.

O resultado de fevereiro foi influenciado tanto pela melhora na avaliação presente quanto pela redução do pessimismo sobre o futuro. O Índice de Expectativas (IE) subiu 1,8 ponto ante janeiro, para 69,4 pontos. Já o Índice de Situação Atual (ISA) avançou 2,0 pontos no período, para 69,1 pontos.

Na comparação de fevereiro contra igual mês do ano passado, o ICC recuou 7,0 pontos. O índice, calculado dentro de uma escala de pontuação de até 200 pontos (quanto mais próximo de 200, maior o nível de confiança do consumidor), tem média histórica, que considera os últimos cinco anos, em 100,0 pontos.

Segundo a FGV, o levantamento abrange amostra de mais de 2,1 mil domicílios em sete capitais, com entrevistas entre os dias 01 e 22 deste mês.