Foto: Reprodução/ Folha Digital

Pelo segundo mês consecutivo, a confiança dos empresários do comércio do Espírito Santo apresentou crescimento, alcançando o maior nível entre os estados do Sudeste e superando a média nacional. 

O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (Icec) capixaba atingiu 115,2 pontos em setembro, acima dos 112,2 pontos registrados no indicador nacional, conforme levantamento do Connect Fecomércio-ES, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC).

LEIA TAMBÉM: 

“Bug do Nubank” libera saques de até R$ 1 mil sem limite e clientes correm aos caixas

África do Sul habilita 19 novos frigoríficos do Brasil para exportação de carnes

Taxas futuras de juros avançam com IPCA mais forte e dólar

O índice capixaba subiu 2,4% de agosto para setembro e 5,5% em outubro, impulsionado pelas expectativas de vendas da Black Friday e a melhora nas condições de mercado. Esse cenário tem motivado empresários a investir, contratar e ajustar estoques, demonstrando confiança nas perspectivas econômicas para os próximos meses.

Entre os subíndices do Icec, o de Condições Atuais — que abrange a avaliação de economia, setor e empresa — apresentou alta de 5,2%, com destaque para o aumento de 12% na avaliação econômica. 

Já o subíndice de Expectativas Futuras teve alta de 5,8%, com uma pontuação média de 139,2, e a expectativa sobre a economia subiu 8,8%. 

O subíndice de Intenções de Investimentos também registrou crescimento de 5,6% e, em relação ao mesmo período do ano anterior, apresentou um aumento de 4,9%, sendo o único a mostrar alta em relação a 2023.

Além do Icec, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) capixabas também se manteve em um nível satisfatório. Segundo Ana Carolina Júlio, coordenadora de pesquisas do Connect Fecomércio-ES, o crescimento da ICF reflete positivamente no setor empresarial, incentivando investimentos, contratações e ajustes nos estoques.

“O aumento na intenção de consumo leva os empresários a expandirem suas operações e se prepararem para atender a demanda, criando um ciclo de estabilidade econômica que minimiza riscos de inadimplência e fortalece a economia,” explicou Ana Carolina.

Com a proximidade da Black Friday, a confiança mútua entre empresários e consumidores é ainda mais relevante, segundo a coordenadora. 

“A data é uma oportunidade para impulsionar o consumo e aumentar o volume de vendas, indicando um cenário positivo tanto para empresários quanto para consumidores,” concluiu.

Carlos Raul Rodrigues, estagiário do Folha Vitória
Raul Rodrigues

Repórter

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025. Atualmente atua como Produtor dos Jornais Cidade Alerta ES e do Jornal da TV Vitória e Repórter no Jornal Online Folha Vitória.

Jornalista em formação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuou como estagiário no Jornal Folha Vitória entre 2023 e 2025. Atualmente atua como Produtor dos Jornais Cidade Alerta ES e do Jornal da TV Vitória e Repórter no Jornal Online Folha Vitória.