Economia

Congresso aprimorou proposta de reforma trabalhista, diz ministro

Congresso aprimorou proposta de reforma trabalhista, diz ministro Congresso aprimorou proposta de reforma trabalhista, diz ministro Congresso aprimorou proposta de reforma trabalhista, diz ministro Congresso aprimorou proposta de reforma trabalhista, diz ministro

Brasília – O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, elogiou o trabalho feito pelo Congresso na tramitação da reforma trabalhista. Em evento para a sanção do texto no Palácio do Planalto, o ministro defendeu que a mudança da legislação vai permitir a abertura de novos postos de trabalho.

“A legislação trabalhista cumpriu papel em momento muito importante no Brasil, mas as soluções que se apresentaram no decorrer dos séculos XIX e XX não resolvem problemas do século XXI”, disse o ministro do Trabalho. Nogueira elogiou o Congresso, ao lembrar que o projeto aprovado e que será sancionado em instantes foi ampliado pela Câmara e confirmado pelo Senado. “A Câmara e o Senado, dentro de sua autonomia, aprimoraram a proposta e estamos aqui para celebrar”, disse.

Para o ministro, a reforma reduzirá a insegurança jurídica para os empregadores e facilitará a contratação de empregados. “O trabalhador empregado tem a garantia dos direitos e o Brasil do amanhã não mais viverá com essa triste realidade que vivemos nos últimos anos do aumento do desemprego”, disse.

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Ives Gandra Martins Filho, elogiou o presidente Temer pela “visão do futuro” ao apresentar a proposta de reforma trabalhista. Para Ives Gandra, a reforma dará segurança inclusive para os tribunais. “Nós, como juízes do trabalho, sentimos falta de marcos regulatórios seguros. As empresas precisam de segurança jurídica e trabalhadores precisam de proteção”, disse.

A cerimônia para a sanção da reforma trabalhista, no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Michel Temer e do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Apesar do forte apelo do tema “mercado de trabalho”, o evento não tem plateia cheia e as últimas fileiras do evento permaneceram vazias até instantes antes do início da cerimônia.

Com as últimas fileiras ainda vazias a instantes da chegada de Temer, os organizadores pediram que parte da plateia se deslocasse para cadeiras mais próximas do palco e as últimas fileiras foram ocupadas por assessores e técnicos do governo que, até então, acompanhavam o evento em pé na lateral do local.