Para o ensino do Estado se desenvolver é preciso valorizar o profissional de educação. Esse foi o teor da abertura do 13º Congresso Educacional das Escolas Particulares do Espírito Santo, no Centro de Convenções de Vitória. Nesse sentido, mais de 1,5 mil educadores, gestores e autoridades estiveram no início do evento, que também vai debater o uso da tecnologia nos bancos escolares.
Na abertura, o presidente do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino (Sinepe/ES), Moacir Lellis, ressaltou que “valorizar cada vez mais o professor é essencial para o desenvolvimento da educação capixaba”. Do mesmo modo, o secretário estadual de Educação, Vitor de Angelo, destacou a relevância de unir tecnologia e inovação à dimensão humana nos processos escolares.
Moacir Lellis chamou atenção, ainda, para a participação de lideranças da área. Nesse sentido, ele anunciou que o congresso sai na frente ao incluir a Arena de Inovação e Empreendedorismo, espaço criado em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia. “Ou seja, essa arena promete ser um divisor de águas para empreendedores e inovadores”, afirmou.
Vitor de Angelo, por sua vez, reforçou a importância do tema escolhido para 2025: “Urgências do agora: como aliar inovação, sustentabilidade e humanização”. Do mesmo modo, o secretário fez um paralelo entre os avanços tecnológicos e a necessidade de preservar a empatia e os vínculos humanos. “Por mais inteligentes que sejam as tecnologias, elas não substituem a dimensão humana. É urgente equilibrar inovação e humanização”, declarou.
A programação conta com 18 palestrantes de renome nacional, como Ricardo Henriques, superintendente do Instituto Unibanco, bem como Martha Gabriel, especialista em inovação e tendências. Estão previstos debates sobre inteligência artificial, educação infantil, gestão do conhecimento, sustentabilidade e o futuro das escolas. O evento segue até sexta-feira (22).
Arena de Inovação e encontro do ensino superior
Entre as novidades, a Arena de Inovação e Empreendedorismo reúne startups e empresas que apresentam soluções tecnológicas para escolas, com oficinas e palestras práticas. Os temas vão de robótica educacional à proteção de dados, passando por educação ambiental e gamificação. Paralelamente, ocorre o Encontro Regional Sudeste da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), que discute o novo marco regulatório da educação a distância e os desafios da expansão dos cursos de Medicina.
Além dos debates, o público pode visitar a ExpoSinepe/ES, espaço para fornecedores e instituições do setor educacional. Haverá ainda sorteios, premiações de caravanas e momentos de networking entre profissionais da área.