Economia

Conselheiros do Cade também votam pela reprovação da compra da Oi

Conselheiros do Cade também votam pela reprovação da compra da Oi Conselheiros do Cade também votam pela reprovação da compra da Oi Conselheiros do Cade também votam pela reprovação da compra da Oi Conselheiros do Cade também votam pela reprovação da compra da Oi

Os conselheiros do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) Paula Azevedo e Sérgio Ravagnani acompanharam o relator e votaram nesta quarta-feira pela reprovação da compra da Oi Móvel pela Claro, TIM e Vivo. Em seu voto, a conselheira Paula Azevedo disse que a operação deixa as três maiores empresas em patamar muito semelhante, o que poderá aumentar a barreira à entrada de novos competidores.

A conselheira refutou ainda o argumento de que, caso reprove o negócio, o Cade seria responsável pela quebra da Oi e prejudicaria o mercado de telecomunicações. “Operações privadas, ainda que impactem no domínio público, não podem se sobrepor às atribuições dessa autarquia, que é garantir a concorrência”, afirmou.

O conselheiro Ravagnani acrescentou que a operação tem claros incentivos ao exercício de poder econômico pelas empresas, e que a regulação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não é suficiente para refutar o cenário. “Esse não é um caso desafiador, é um caso de reprovação. Remédios apresentados são cosméticos”, completou.