Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem consultar, contestar e acompanhar a análise de descontos indevidos em seus benefícios diretamente nas agências dos Correios.
A iniciativa, que começou na última nesta sexta-feira (30), tem como objetivo ampliar o acesso ao atendimento presencial. Principalmente em cidades onde não há unidades do INSS, e atua no enfrentamento às fraudes que atingiram milhares de beneficiários.
No Brasil, 4.730 agências próprias dos Correios já estão habilitadas para prestar o serviço gratuitamente. A lista pode ser acessada aqui.
De acordo com o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, a parceria reforça o papel social da empresa pública.
“Estamos ampliando o acesso, reduzindo barreiras e oferecendo um caminho mais direto para resolver o problema dos descontos indevidos que lesou aposentadas e aposentados brasileiros”, completou o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior.
Já o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, afirmou que a ação integra um plano mais amplo de resposta às fraudes que afetaram aposentados e pensionistas.
“Vamos ampliar o atendimento, fazer um atendimento olho no olho e alcançar aqueles que são mais vulneráveis, que não têm acesso à tecnologia ou que por outro motivo queira receber o auxílio presencial”, disse Wolney Queiroz.
Além disso, todo o atendimento será realizado por profissionais treinados em unidades próprias dos Correios, seguindo protocolos baseados na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
De acordo com os Correios, o objetivo é assegurar confidencialidade e rastreabilidade no tratamento das informações dos beneficiários.
Para os municípios que ainda não possuem unidades habilitadas, estão previstas ações itinerantes e mutirões de atendimento.
Os descontos dos aposentados e pensionistas são alvo de investigação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU). As instituições apuram a atuação de organizações criminosas para fraudar os benefícios previdenciários, associando de forma não autorizada os segurados do INSS.
Como solicitar a devolução dos descontos nos Correios?
No atendimento presencial, os aposentados e pensionistas poderão consultar se tiveram desconto e contestar os valores não autorizados. Em um prazo de 15 dias, poderão saber se o pedido foi aceito.
Caso o segurado não consiga ir à agência, por uma doença por exemplo, um representante pode ir com procuração autenticada. Mas só terá acesso à consulta, sem possibilidade de alterar os dados.
Alerta de golpes
O INSS alerta que não faz ligações telefônicas ou envio de mensagens SMS, por e-mail, WhatsApp ou outro canal diferente dos oficiais para informar sobre os descontos de entidades associativas.
O instituto divulga as informações pelo site do INSS e redes sociais oficiais do INSS com o símbolo de conta verificada.
Em caso de dúvidas, o cidadão deve ligar para a central de teleatendimento 135.