Economia

Custo de vida da na Região Metropolitana de SP tem seu maior aumento em 12 anos

Custo de vida da na Região Metropolitana de SP tem seu maior aumento em 12 anos Custo de vida da na Região Metropolitana de SP tem seu maior aumento em 12 anos Custo de vida da na Região Metropolitana de SP tem seu maior aumento em 12 anos Custo de vida da na Região Metropolitana de SP tem seu maior aumento em 12 anos

O custo de vida na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) teve o seu maior aumento em 12 anos, segundo o levantamento mensal da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o Custo de Vida Por Classe Social (CVCS). Somente em abril, a variação acumulada de 12 meses foi de 12,04%. Entre os principais motivos para a elevação dos custos na RMSP estão as consequências provocadas pela pandemia de covid-19 e a guerra na Ucrânia. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o Boletim de Preços Trimestral da FecomercioSP, o conflito entre Ucrânia e Rússia foi a surpresa negativa do ano, com um impacto forte inicial que levou a um pico dos preços por volta do meio de 2022. Como resultado direto dos impactos da guerra, o grupo de alimentos teve o seu ponto mais alto em junho, dentro de um período de 12 meses, com um crescimento dos preços de 13,18%.

Commodities agrícolas como soja, milho e trigo pressionaram os preços nos supermercados, os quais tiveram um aumento generalizado nos itens analisados, no ano.

Os grupos de transporte e habitação também apresentaram altas consideráveis, devido ao valor do petróleo no mercado, elevando o custo de combustíveis (gasolina e óleo diesel) e gás de botijão. O grupo de transportes chegou a um pico de 21,51% de aumento, em junho, enquanto habitação teve um ápice de 14,09% no encarecimento dos preços durante fevereiro. As taxas de ambos os grupos foram calculadas para uma variação dentro de 12 meses.

O CVCS indica que os preços estão finalmente se acomodando e que o início de 2023 pode marcar retorno a um patamar mais modesto nos diversos grupos. No entanto, vale ressaltar que ainda há dois grupos que tiveram seus picos apenas recentemente: vestuário e saúde. O primeiro grupo teve seu pico mês passado, com 18,20%, enquanto o outro teve um pico de 11,18%, também em novembro.