Abr 2021
30
Luan Sperandio
DATA BUSINESS

porLuan Sperandio

Abr 2021
30
Luan Sperandio
DATA BUSINESS

porLuan Sperandio

O desempenho no Ranking

Os parâmetros para a construção do ranking foram o ambiente de negócios e o arranjo institucional dos mais de 400 municípios analisados. A partir disso, constituiu-se três dimensões para pautar a classificação: Instituições, Economia e Sociedade, sendo que dentro de cada um delas, 12  foram aprofundados em 55 indicadores, com notas variando de 0 a 100.

Para o cenário econômico, foram avaliados a inserção econômica da população, a inovação e dinamismo econômico, o capital humano e o acesso às telecomunicações. Assim,  Vitória apareceu em 5º lugar com 46,13 pontos, sendo destaque nos indicadores de inserção econômica e capital humano (3º lugar em ambos). A boa colocação reflete a liberdade econômica do do ES, que é destaque nacional ao aparecer como o 3º estado mais economicamente livre do Brasil, de acordo com índice da Mackenzie.

Nas Instituições, dimensão que avalia o funcionamento da máquina pública, como os custos e a transparência dos serviços e a sustentabilidade fiscal, a cidade ocupa a 11ª colocação, com 68,89 pontos. Os destaques vão para a transparência municipal (4º lugar), que é consequência de um bom trabalho ao longo dos anos, uma vez que a cidade foi considerada a mais transparente do país no ano de 2015.

Contudo, no quesito Sociedade, foram avaliados fatores como o acesso à saúde, educação, segurança e saneamento. A capital tem um resultado abaixo dos dois anteriores, ocupando o 81º lugar, com apenas 70 pontos. Esse resultado é reflexo de indicadores estaduais, como o saneamento básico, no qual o ES oferece tratamento de esgoto apenas para a metade de sua população.

Ao comparar com as referências da região Sudeste, a capital capixaba aparece como a 4ª cidade mais bem colocada, atrás apenas de Barueri, São Caetano do Sul e a cidade de São Paulo. Dentre os 405 municípios analisados pelos especialistas do CLP, 183 pertencem a esta região, ou seja, quase a metade dos analisados. Tal colocação da cidade, portanto, merece destaque porque pode contribuir para a atratividade de investimentos e de empresas que estão localizadas nessas regiões.

Por que esses indicadores importam?

A competitividade frente a outros municípios do país é um dos fatores determinantes na atração de novos investimentos, ampliação da geração de emprego e renda e promoção de melhor qualidade de vida para os cidadãos. Por isso, com o fortalecimento contínuo de suas instituições, respeito ao pagador de impostos e um próspero ambiente de negócios, Vitória tem a receita e potencial para ganhar mais relevância no cenário nacional, além de promover maior crescimento e desenvolvimento da economia local.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas