No meio do turbilhão do tarifaço, uma empresa capixaba raiz, de São Pedro, em Vitória, começa a preparar voos mais alto com foco no mercado internacional. Os bombons de banana Caieiras podem chegar, em breve aos mercados dos Estados Unidos e de Portugal. Os planos já estão prontos. Quem garante é o co-fundador da fábrica, Luciano Cerqueira. Ele conta que já tinha pensado nisso em 2019, mas a pandemia atrapalhou tudo. Nesse sentido, Luciano participou de um projeto da Apex Brasil junto com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento. Mas a covid adiou o sonho. Até agora.
Luciano traçou os planos e quer começar exportando 48 mil bombons por mês. Hoje, para o consumo local, ele vende 144 mil bombons.
Podemos ter mais um turno de trabalho e fazer adaptações na tecnologia da fábrica. Havendo demanda, as soluções aparecem. O ruim é quando não tem demanda. Hoje, tudo que produzimos, vendemos.
Luciano Cerqueira, co-fundador da Caieiras
O empreendedor já fez o estudo e o plano de exportação. Agora, precisa de um parceiro local nos Estados Unidos e Portugal. Porém, o mais difícil mesmo é o financiamento. Para tocar o projeto, ele calcula que sejam necessários R$ 200 mil. Pelo menos uma “porta na cara” de um banco, ele já levou.
Apesar do não, ele acredita que já pode estar no mercado de fora do Brasil em um ano. “Quero chegar na primavera e verão no hemisfério norte. Tem mais gente na rua, circulando. Ou seja, acho que teremos mais sucesso assim”. Uma possibilidade de conhecer mercados fora do país é ele integrar a comitiva que vai para a feira de Anuga, em Colonia, na Alemanha. O grupo de produtores locais vai em busca de novos mercados para substituir os importadores dos EUA por causa do tarifaço.
Produção de cinco sabores de bombons
Hoje a Caieiras tem cinco sabores de bombons: Bombom de banana Fit; bombom de banana com chocolate meio amargo; O Up, de banana, chocolate e com pouco açúcar; o Power, com banana, açaí e chocolate meio amargo, também na versão light com banana e açaí, sem açúcar e sem glúten; e a Bananinha Cristalizada.
A fábrica capixaba ainda tem planos de novos sabores com ingredientes funcionais. Um deles com Whey Protein.