A utilização de quartzito na construção está em alta: mais resistente que o granito, mármore e a limestone, a rocha carrega também conceito de sofisticação e a praticidade de manutenção entre suas características. Diante de tantas vantagens, não é difícil de entender o motivo pelo qual o material tem caído, cada vez mais, no gosto dos arquitetos.
Disponível em diversos tons, o quartzito pode ser aplicado em diversos locais da casa sendo muito indicado para piso e utilização na cozinha, já que sua manutenção é simples: basta água e sabão neutro. “Mesmo sendo um material resistente, é sempre indicado que se faça a impermeabilização para manter o bom aspecto da pedra”, explica Renata Malenza, diretora de marketing do Grupo Corcovado Brasigran.
Outra vantagem que a rocha apresenta está relacionada à sua tolerância a grandes mudanças de temperatura sem sofrer modificações estruturais ou transmitir calor em excesso. “Para a aplicação, prefira argamassa em tons claros para evitar sombreamento atrás das placas. No rejunte, é mais indicado a utilização de versões acrílicas e epóxi”, finaliza a especialista.