Economia

Déficit de portos mostra potencial de investimento no setor, diz Antaq

Déficit de portos mostra potencial de investimento no setor, diz Antaq Déficit de portos mostra potencial de investimento no setor, diz Antaq Déficit de portos mostra potencial de investimento no setor, diz Antaq Déficit de portos mostra potencial de investimento no setor, diz Antaq

São Paulo – O diretor-geral substituto da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Fernando José de Pádua Fonseca, afirmou que o déficit na capacidade dos portos brasileiros mostra o potencial de atratividade de investimentos no setor. A declaração foi dada durante o evento promovido pela revista Carta Capital em São Paulo.

Segundo ele, atualmente o Brasil tem capacidade de 886,7 milhões de toneladas para granéis sólidos, sendo que o déficit estimado até 2042, quando vencem boa parte das atuais concessões portuárias, é de 325,4 milhões de toneladas. Para granéis líquidos, a capacidade atual é de 291,4 milhões de toneladas, e o déficit estimado de 57,5 milhões de toneladas. “Isso vai demandar investimentos do setor privado”, comentou.

No mesmo evento, Luiz Fayet, consultor de infraestrutura e logística da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), comentou que até 2020 o Brasil deve se tornar o maior exportador mundial do agronegócio. “Temos de construir uma estrutura para atender essa nova realidade”, apontou. Segundo ele, do estoque global de terras que podem ser utilizadas para o agronegócio e ainda não estão incorporadas ao sistema produtor, 20% está no Brasil. Entretanto, atualmente o custo local da produção até o embarque é quatro vezes maior do que o dos EUA e da Argentina, por exemplo.

Já o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará, Vilson João Schuber, apontou que o Estado e o Brasil, de forma geral, sofreu durante décadas com a ociosidade dos espaços portuários, que devem ser leiloados pelo governo federal agora em março. “Nos últimos dois anos eu presenciei a transformação que está ocorrendo na região, com o terminal de transbordo de Miritituba. Agora existe a necessária segurança jurídica para investimentos”, explicou.