A expectativa é que o Dia das Mães de 2025 movimente cerca de R$ 290,77 milhões em vendas no comércio capixaba. Assim, esse resultado pode representar um crescimento real de 5,6% no faturamento em relação ao mesmo período de 2024.
O levantamento foi realizado pelo Connect Fecomércio-ES, o Observatório do Comércio, com base nos dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
LEIA TAMBÉM:
- Mocelin inova e faz concurso de design de interiores para apartamentos garden em edifício de Vitória
- Fraude no INSS: governo vai devolver R$ 292,6 milhões para aposentados entre maio e junho
- Mais de 3,3 mil vagas: veja quais órgãos vão participar do novo Concurso Nacional Unificado
Além disso, eles apontam que o Espírito Santo é destaque entre as projeções dos estados brasileiros. Já que sua previsão de crescimento está acima da média nacional, que é de 1,9%.
De acordo com a CNC, embora a maioria dos 12 maiores estados brasileiros deva registrar avanço nas vendas. Os estados Espírito Santo (5,6%), Goiás (5,5%) e Distrito Federal (5,1%) mostram variações acima da média.
Comércio no Dia das Mães
O coordenador de pesquisa do Connect Fecomércio-ES, André Spalenza, explicou que, para atender a essa alta demanda da data comemorativa, os comerciantes precisaram criar mais de 400 vagas temporárias no ES. No Brasil, o levantamento da CNC estimou que aconteceram cerca de 29,7 mil contratações.
Isso ocorre devido à magnitude e à variedade de segmentos impactados por esse período, que sempre impulsiona as vendas do comércio e dos serviços. Por ser a segunda data mais importante para o comércio brasileiro, as pessoas não deixarão de consumir produtos relacionados. Ela também é uma oportunidade para movimentar a cadeia de serviços, especialmente os de alimentação como bares e restaurantes, os salões de beleza e estética, passeios, entre outros. André Spalenza.
Do mesmo modo, o levantamento revelou que os itens mais procurados para presentear no Estado são do setor de vestuário, calçados e acessórios, respondendo por 44% da movimentação.
Além disso, os segmentos de perfumaria e cosméticos (20%) estão logo em seguida. Utilidades domésticas e eletroeletrônicos (14%), além de móveis e eletrodomésticos (11%), também se destacam.
“No Espírito Santo, temos fatores positivos que deverão dar dinamismo para as compras do Dia das Mães como o mercado de trabalho positivo, com baixo índice de desemprego, o que é essencial para a segurança do consumo. O endividamento e a inadimplência também estão mais baixos e em níveis controlados. Por isso, os lojistas devem se preparar para oferecer opções para todos os bolsos. As promoções com descontos e sorteios são estratégias de vendas muito utilizadas nesse contexto”, ressaltou o coordenador do Connect Fecomércio-ES.