Economia

Diretoria da ANP aprova novas regras para distribuição de gás natural comprimido

Diretoria da ANP aprova novas regras para distribuição de gás natural comprimido Diretoria da ANP aprova novas regras para distribuição de gás natural comprimido Diretoria da ANP aprova novas regras para distribuição de gás natural comprimido Diretoria da ANP aprova novas regras para distribuição de gás natural comprimido

A diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou nesta quinta-feira, 25, a resolução que regulamenta as atividades de acondicionamento e movimentação de gás natural comprimido (GNC) a granel, por modais alternativos ao dutoviário, como o rodoviário.

A nova resolução introduz simplificações no processo de autorização, traz o alinhamento dos termos e conceitos da Nova Lei do Gás (Lei nº 14.134/2021), faz a inserção das modalidades intermodais de transporte como possibilidade para o desenvolvimento dos processos de GNC e concentra os requisitos técnicos pertinentes às instalações de GNC em um único instrumento, informou a ANP.

“A modernização da resolução objetiva também uma atualização com relação às normas de segurança, de modo a aperfeiçoar as alternativas de atuação dos agentes regulados, mas sem deixar de garantir que eles se responsabilizam pela segurança jurídica e operacional de suas atividades”, disse a ANP em nota.

Segundo a agência, a atividade de distribuição de GNC a granel contribui para o desenvolvimento de novos mercados consumidores de gás natural, principalmente em localidades desprovidas de acesso à infraestrutura dutoviária, favorecendo a expansão contínua de redes de distribuição de gás natural canalizado das concessionárias estaduais.