
Agora é oficial. A montadora chinesa GWM assumiu o compromisso de ter uma fábrica de automóveis no Espírito Santo. O termo de compromisso foi assinado na manhã desta quarta (14) no Brasil, noite na China. Participaram da assinatura o vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço, o fundador e chairman da GWM Jack Wei e o governador Renato Casagrande, por vídeo.
“Acabamos de assinar um termo de compromisso pelo qual a Great Wall Motors manifesta a intenção de implantar uma indústria para a produção de veículos no Espírito Santo. Uma notícia histórica para nós no Estado porque damos um passo em direção a ter aqui uma indústria de automóveis”, disse Ferraço no ato de assinatura do contrato.
O governador Renato Casagrande, por vídeo, destacou o desejo de atrair indústrias do setor automotivo para o Espírito Santo. “Foi um sonho, sempre nos acompanhava, sempre sonhamos com isso. E tenho certeza de que a organização do nosso Estado, tudo aquilo que fizemos de articulação, possibilitou que a empresa pudesse tomar essa decisão. E esse investimento é o que vem fortalecer ainda mais a economia capixaba e atrair novos negócios”.
Ainda não há detalhes sobre a nova fábrica no Estado, porém uma comitiva chinesa fez sobrevoos e visitou áreas em Aracruz, Norte do Estado. A região tem pelo menos três portos, e acesso rápido a aeroportos. E ainda é cortada pela BR-101, está no centro de investimentos do ParklogBR/ES bem como é contemplada pelos benefícios da Sudene. Além disso, o Espírito Santo oferece segurança jurídica, bem como proximidade com mercados consumidores.
GWM no Brasil e no mundo
A GWM já tem uma fábrica no Brasil, em operação em Iracemápolis (São Paulo), desde o fim do ano passado. A segunda planta industrial no país será focada na expansão de sua capacidade produtiva e em veículos mais acessíveis.
A montadora é uma das principais de origem chinesa, com presença em mais de 170 países. Do mesmo modo, possui mais de 1.400 pontos de venda no exterior. Isso inclui centros de produção e exportação robustos. Nos primeiros 11 meses de 2025, a GWM vendeu cerca de 1,2 milhão de veículos globalmente, atingindo seu maior volume de vendas da história para esse período.
Em rankings automotivos do setor, notícias especializadas indicam que a GWM está entre as maiores montadoras, e analistas chegaram a posicioná-la no entorno do top 7 global, com planos de alcançar posições ainda mais altas nos próximos anos.