
Os três editais para duplicação da BR-262 devem ser publicados em janeiro de 2026. A notícia foi dada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, durante a solenidade de inauguração da duplicação do trecho entre os quilômetros 347 e 354 da BR-101, entre Guarapari e Anchieta, que aconteceu na terça-feira (22), na Serra.
Segundo o ministro, o objetivo da publicação de editais diferentes é garantir a eficiência na entrega das obras. A BR-262 liga Viana e a divisa com Minas Gerais.
Quando divide em lotes há mais segurança para a execução. Você dilui o risco de uma empresa não toca aquela obra a contento e o governo precisar tirá-la do contrato.”
Renan Filho, ministro dos Transportes
“Para podermos ter segurança de que as obras vão continuar e vão se intensificar. O mais importante ainda é saber que nós estamos resolvendo uma agenda do passado, que a gente está resolvendo a BR-101, vamos publicar os editais da BR-262 e estamos fazendo o projeto da BR-259”, complementou o governador Renato Casagrande.
CONFIRA AS ENTREVISTAS
O ministro, o governador e outras autoridades estiveram na Serra para a inauguração dos sete quilômetros de duplicação da BR-101. A entrega é a primeira do novo modelo de contrato de concessão, sob responsabilidade da Ecovias Capixaba.
Investimento estimado de R$ 6 bilhões
Segundo apuração da coluna Mundo Business, publicada em julho, o valor total estimado para as obras entre Viana e a divisa com Minas Gerais é de R$ 6 bilhões. Cerca de 2,3 bilhões provenientes do Acordo de Mariana.
Inicialmente, o processo licitatório deveria ocorrer em novembro deste ano. Entretanto, o Ministério dos Transportes informou à época que o projeto executivo ainda se encontrava em fase de elaboração e a nova previsão era para janeiro.
*Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória/TV Record