A comunidade de Nova Jabaeté, em Vila Velha, recebeu em dezembro 60 postes de energia solar. A ação, realizada pela EDP, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica no Espírito Santo, por meio do Instituto EDP, em parceria com a organização social Litro de Luz Brasil, vai beneficiar 1.200 pessoas da região.
A instalação da solução de iluminação pública, idealizada pelo projeto que atua levando luz elétrica a comunidades de baixa renda e não cobertas pela rede convencional de energia, foi feita por cerca de 50 voluntários da EDP, do projeto Litro de Luz e moradores da localidade. Trata-se de um cano de PVC, uma bateria que armazena a energia captada durante o dia e uma lâmpada LED.
Essa alternativa será utilizada enquanto a comunidade não recebe a rede distribuição de energia, postes padrão para as casas, entre outras medidas técnicas para um serviço seguro e com a máxima qualidade. O loteamento não possui esses itens porque não era considerado regular pelos órgãos públicos. Tal realidade mudou apenas no final de 2018, quando a comunidade foi reconhecida como área de interesse social.
“A EDP, por meio do Instituto EDP, tem como objetivo ajudar na melhoria de qualidade de vida da população, seja pela educação, pelo lazer ou pelo esporte. No Instituto EDP, acompanhamos de perto como esse tipo de ação envolve e melhora a vida das pessoas e da comunidade. Seguimos com o nosso compromisso com o desenvolvimento do Estado e a nossa meta de usar nossa energia para cuidar sempre melhor”, afirma João Brito Martins, diretor da EDP no Espírito Santo.
A eletrificação trará diversos benefícios para os moradores de Nova Jabaeté, como mais segurança para andar à noite, aumento do potencial de comércio e atividades de lazer noturnas.
“Além de iluminar as localidades, o projeto Litro de Luz busca empoderar os moradores participantes, incentivando a participação de todos como agentes de transformação da própria comunidade. Por meio da parceria com a EDP, expandimos nossa atuação para o Espírito Santo, o que significa mais um passo importante na trajetória da organização no Brasil”, explica a presidente da organização social, Laís Higashi.
SOBRE O IEDP
O Instituto EDP tem como responsabilidade estruturar os investimentos e as iniciativas sociais da EDP em frentes ligadas à valorização da Língua Portuguesa, à educação, ao desenvolvimento local com geração de renda, ao empreendedorismo e ao voluntariado por meio do esporte, da cultura e da saúde.
Desde sua fundação, em 2008, cerca de três milhões de pessoas já foram beneficiadas pelos mais de R$ 100 milhões investidos pelo Instituto EDP em cerca de 400 programas espalhados por todo o país.
EDP ESPÍRITO SANTO
Ligue 0800 721 0707
Deficientes Auditivos 0800 7272 655
Facebook
facebook.com/edpbr
Instagram
@edpbrasil