
Você sabe qual é o prédio mais alto do mundo? Localizado em Dubai, o Burj Khalifa tem nada mais, nada menos, do que 828 metros de altura e é considerado um símbolo de engenharia e luxo.
No Brasil, o título é do One Tower, que fica em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, com 290 metros e 84 andares.
Maior empreendimento do ES fica em Vila Velha
Mas e no Espírito Santo, qual o maior empreendimento? Até pouco tempo atrás, o prédio mais alto tinha 33 andares e 105,54 metros, localizado na Enseada do Suá, em Vitória. Mas agora isso mudou.
Com 158,2 metros de altura e 50 andares, um novo edifício em construção no município de Vila Velha assumiu o posto de maior do Estado. Para efeito de comparação, o Convento da Penha tem 154 metros de altitude. Isso significa que os futuros moradores viverão mais alto do que o principal ponto turístico capixaba.
Mas a pergunta que não quer calar é: como será morar no último andar de um arranha-céu como esse?
De lá de cima, dá para ver o sol nascer com o mar logo à frente, a cidade fica mais longe e o céu tão perto que parece que dá para tocar. Não se ouve buzina, nem barulho de rua. Tudo é silêncio, paz e privacidade.
O prédio é o TAJ Home Resort, que está sendo construído no bairro Jockey de Itaparica. O projeto é tão audacioso que coloca o Espírito Santo em outro patamar no mercado imobiliário de luxo.
Para se ter uma ideia, a unidade mais alta do empreendimento de luxo já tem dono. Um investidor de fora do Estado garantiu o 50º andar logo no lançamento. Abaixo dele, no 49º andar, quem vai morar é o corretor de imóveis André Portugal, que conhece cada detalhe do imóvel e decidiu que ali seria o novo lar de sua família.
É o tamanho ideal para a minha família. Essa planta também é baseada em imóveis internacionais, como Dubai, Miami, Cancún, então é muito bem dividida. Eu tenho um princípio: tudo que eu vendo, primeiro eu compro para mim, e aqui no TAJ, que é disruptivo, foi paixão à primeira vista, conta ele.
André queria, na verdade, o último andar. Como não conseguiu comprar, fez questão de garantir o penúltimo, que também oferece uma experiência exclusiva e vai proporcionar à família momentos de tranquilidade e paz.
“O nome dessa torre é “Mirage” e, realmente, eu tenho aqui um cartão-postal para a vida toda. Lá embaixo é um campo de guerra, é o que vivemos todos os dias. Aqui, vai ser o meu refúgio junto com quem mais amo, que é minha família”, contou André.
Morador vai chegar ao 50º andar em 32 segundos
Para atender às demandas dos moradores, o empreendimento vai contar com o SkyRise, o elevador mais avançado da Otis Brasil — a mesma tecnologia usada nos icônicos Burj Khalifa, em Dubai, e no Empire State Building, de Nova York.
O grande diferencial é que ele faz o trajeto do térreo ao último andar em apenas 32 segundos, com velocidade de 6 metros por segundo. Isso significa que, em menos de meio minuto, o morador já está nas nuvens.
Mais do que altura: exclusividade, inovação e legado
Segundo Eduardo Reis, gerente comercial da construtora responsável pelo projeto, o empreendimento representa muito mais do que recorde de altura. Ele é símbolo de um novo tempo na construção civil capixaba.
“O TAJ é algo único, uma coisa que dá muito trabalho, muito esforço e muita ousadia da construtora para chegar a esse produto final. Então, a gente fala que, para chegar a esse ponto, são décadas. Para ter outro, vai ter que ter muito esforço, muita dedicação, assim como tivemos com esse produto. Isso traz mais exclusividade”, disse ele.
O empreendimento foi planejado para funcionar como um resort residencial. São 21 mil m² de lazer, incluindo uma piscina de 1.000 m², solarium com mais de 500 m², área verde com 5.465 m², praças de convivência com mais de 1.000 m², além de espaços gourmet, spa, academias e áreas de esportes.
A ideia é oferecer uma experiência completa de moradia, onde seja possível relaxar, trabalhar, receber visitas e curtir a família. Tudo isso, a poucos metros de distância, sem precisar sair de casa.
“Uma vez, um gerente de São Paulo me disse que alguns produtos valorizam muito porque dão muito trabalho para fazer. Aqui nós temos a propriedade privada mais alta do Espírito Santo hoje, que é o 50º andar, a torre Mirage. Ela vai ter uma representatividade muito forte na construção civil e o apartamento vai entregar o que há de melhor no ponto de vista técnico e de vista”, destaca ele.
Segundo Eduardo, o empreendimento é hoje o produto com maior Valor Geral de Vendas (VGV), e os números são fora da curva. Ele destaca que o home resort é um marco da construção capixaba, pois através dele, todo o seu entorno foi valorizado.
Aqui temos a verticalização com vista, com conforto e, obviamente, a exclusividade dos materiais também. A premissa não foi fazer o prédio mais alto, mas o terreno proporcionou fazer isso, com a vista de frente para o mar. A premissa foi ter localização, segurança e conforto nas unidades, concluiu ele.