O empresário capixaba Flávio Assis, CEO da Lecar, vai apresentar ao mercado a primeira picape híbrida flex do Brasil durante a 31ª edição da feira de bioenergia, Fenasucro & Agrocana. O evento acontece de 12 a 15 de agosto, no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho (São Paulo).
De acordo com o CEO, a Lecar Campo Híbrida Flex combina propulsão elétrica com motor flex a etanol e promete autonomia de até 1.000 km com apenas 30 litros do biocombustível.
“Estamos escolhendo esse palco estratégico porque a Lecar Campo híbrida flex nasce com um DNA alinhado à energia renovável. Se o etanol é bom para o Brasil, pode ser bom também para o planeta”, destacou Assis.
Etanol
O projeto aposta no etanol como combustível renovável e de menor impacto ambiental, reforçando a independência energética nacional. A picape foi pensada para atender ao agronegócio e operações de alta exigência em regiões do interior do país.
“Enquanto muitos híbridos ainda dependem de combustíveis fósseis, a Lecar prioriza o etanol por ser um combustível renovável, amplamente disponível e com menor impacto ambiental”, afirmou o CEO.
Produção no Espírito Santo
A fabricação da picape híbrida flex está prevista para agosto de 2026. A nova montadora será em Sooretama (ES), com 90 mil m² e infraestrutura voltada à sustentabilidade, tecnologia e formação profissional.
Inspirado na Tesla, Flávio Assis aposta no potencial industrial capixaba para criar uma nova indústria automotiva nacional. Além disso, a Lecar tem foco em veículos híbridos e elétricos desenvolvidos no Brasil.
Nosso propósito é expandir o uso do etanol para a mobilidade global. Estamos desenvolvendo uma nova geração de veículos com tecnologia embarcada, inteligência de propulsão e responsabilidade ambiental. Acreditamos que o futuro da mobilidade brasileira será híbrido, limpo e com alma nacional.”
Flávio Assis
Durante a Fenasucro & Agrocana 2025, o mockup da picape ficará exposto para o público conhecer de perto o futuro lançamento.