Economia

Empresas de pedras naturais do ES expandem no mercado interno

Essa mudança de foco é refletida pela Cachoeiro Stone Fair, tradicional feira do mármore e granito que vai acontecer de 27 a 30 de agosto, em Cachoeiro

Empresas de pedras naturais do ES expandem no mercado interno Empresas de pedras naturais do ES expandem no mercado interno Empresas de pedras naturais do ES expandem no mercado interno Empresas de pedras naturais do ES expandem no mercado interno
Foto: Cachoeiro Stone Fair/Divulgação

Embora o setor de rochas ornamentais seja tradicionalmente voltado para exportações, as empresas de pedras naturais estão agora focadas na demanda nacional, transformando a dinâmica do setor e equilibrando operações entre os mercados interno e externo.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A procura no mercado interno é principalmente por produtos acabados. O Brasil possui mais de 1.200 variedades de pedras naturais e mais de 10 mil empresas no setor. 

Dados recentes indicam que cerca de 2/3 da produção nacional de pedras ornamentais é absorvida pelo mercado interno, gerando um faturamento aproximadamente duas vezes maior do que o registrado nas exportações.

No Espírito Santo, 53% do faturamento das empresas de rochas já vêm do mercado interno. 

Uma pesquisa de 2023 da Futura revelou que 75% dos empresários estão otimistas com as perspectivas de vendas dentro do país.

Impulsionando negócios

A Cachoeiro Stone Fair, uma das principais feiras do setor de pedras naturais no Brasil, reflete essa mudança de foco. 

Voltada para o público interno, a feira reúne marmoristas de todo o país e ocorre de 27 a 30 de agosto, no Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa, em Cachoeiro de Itapemirim. 

Com o tema “Há 35 anos à frente”, a feira de negócios promete ser um grande catalisador de negócios.

Serão cerca de 200 marcas expositoras, apresentando toda a cadeia produtiva, desde a extração até o beneficiamento das pedras. 

A feira é voltada para profissionais do setor, como marmoristas, arquitetos, designers, engenheiros, empresários, gestores, distribuidores e compradores.

“Toda integração que o evento fomenta contribui diretamente para o crescimento do setor, estimulando a evolução do mercado, promovendo desde a troca de conhecimentos até o desenvolvimento tecnológico. Carinhosamente chamada de ‘A feira de Cachoeiro’, a Cachoeiro Stone Fair fortalece a economia local, atrai investimentos e realça o Espírito Santo como polo estratégico na produção e comercialização setorial”, afirmou Ed Martins, presidente do Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais do Espírito Santo (Sindirochas).

Flávia Milaneze, CEO da Milanez & Milaneze, empresa organizadora da feira, destaca que o evento “traz inovações a cada edição, proporcionando uma experiência diferenciada, além de programações inéditas e exclusivas aos visitantes, gerando insights sobre as últimas tendências, avanços tecnológicos e melhores práticas na indústria de pedras naturais”.

A expectativa é que a feira de negócios atraia 18 mil visitantes, incluindo compradores qualificados de mais de 600 cidades brasileiras e de 28 países.

Serviço

Cachoeiro Stone Fair 2024
Data: 27 a 30 de agosto, das 14h às 20h (terça a sexta-feira), com acesso permitido até as 19h
Local: Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa, em Cachoeiro de Itapemirim
Público-alvo: profissionais do setor, como marmoristas, arquitetos, designers, engenheiros, empresários, gestores, distribuidores e compradores
Visitantes: Espera-se um público de 18 mil pessoas
Marcas expositoras: cerca de 200, de toda a cadeia produtiva
Área expositiva: 30 mil m²
Presença internacional: 28 países
Estados representados: 26 estados brasileiros e o Distrito Federal
Inscrições: credenciamento disponível e exclusivo no site

Erika Santos, editora-executiva do Folha Vitória
Erika Santos

Editora-executiva

Jornalista formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), com MBA em Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa.

Jornalista formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), com MBA em Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa.