
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que 90% das empresas brasileiras têm perfil familiar, sendo responsável por empregar cerca de 75% da mão de obra no país. Além disso, a diversidade de gerações está cada vez mais presente, com até cinco gerações convivendo ao mesmo tempo no mercado de trabalho.
Foi pensando neste cenário que o Encontro Estadual dos Profissionais de Administração promoveu o painel “Gestão intergeracional: desafios e oportunidades nas empresas”, nesta terça-feira (14).
O painel contou com administradores de grandes empresas familiares do Espírito Santo, como Americo Buaiz Neto, vice-presidente da Rede Vitória; Bruno Chieppe, diretor de relações institucionais do Grupo Águia Branca; Rafael Richa, sócio e diretor-executivo do Grupo Comprocard; e Alexandre Theodoro, reitor do Centro Universitário Faesa.
Para Americo Neto, terceira geração a integrar os negócios do Grupo Buaiz, essa convivência intergeracional é essencial para que a empresa amplie suas perspectivas, com ideias e conceitos mais variados e plurais.

O administrador, que também é fundador do Hugb, hub de inovação do Grupo Buaiz, o segredo para uma gestão eficaz é a comunicação e a valorização das diferentes gerações.
Quando você chega a essa empresa, o que você traz é o seu conhecimento e os seus princípios e valores, que no caso das empresas familiares, são da família também. Mas você vai aprendendo com quem já está lá, traz coisas de fora e valida com as pessoas que já estão lá. Então, é preciso se comunicar com as pessoas e colocar em prática aquilo que você acredita com aquilo que a empresa já faz.”
Americo Buaiz Neto, vice-presidente da Rede Vitória e fundador Hugb
Alexandre Theodoro, responsável por mediar o painel, destacou que, apesar de um cenário que une cinco gerações diferentes parecer desafiador, este também é um ponto positivo para as empresas.
“É justamente nessa diversidade que reside a maior riqueza das organizações, especialmente quando há uma comunicação assertiva. Assim como um estagiário da geração Z tem muito a aprender com um gestor da geração Y, o mesmo acontece na direção contrária”, destacou.
Americo Neto ainda reforça que, em um ambiente plural com cada vez mais perspectivas diferentes, é essencial que os gestores de empresas familiares também saibam lidar com essas diferenças. Para ele, mesmo que a empresa seja formada por pessoas com diferentes perspectivas e gerações, um administrador precisa ouvir e aprender com o que outras pessoas têm a dizer.
“A cada geração que passa, vem uma forma de lidar com a vida diferente e uma forma de inovar diferente. Então, você alinha isso ao conhecimento, à sua formação e aos princípios e valores da família”, complementou.
CONFIRA ENTREVISTA COM AMERICO BUAIZ NETO:
Empresas e o planejamento sucessório
Durante o painel, os administradores também abordaram um dos principais temas da administração e da gestão de negócios: a sucessão nos negócios.
As empresas familiares não fogem deste cenário, já que, segundo o IBGE, apenas 7% das empresas familiares chegam à terceira geração. As principais causas para isso é a falta de planejamento e os desafios que podem surgir dentro do negócio, especialmente entre gerações distintas.
Para Rafael Richa, é preciso que as empresas estejam preparadas para o momento da sucessão e, especialmente para a transição. Segundo ele, essa mescla de gerações não deve ser um conflito, mas sim uma oportunidade.
“É uma oportunidade de unir valências diferentes por um mesmo propósito. A sucessão é um capítulo do que chamamos de multigeração e a gestão de propósito é o ponto de encontro entre gerações”, destaca.
Já Bruno Chieppe explica que, mesmo em empresas familiares com anos de duração, também é preciso se adaptar e buscar novos aprendizados. O diretor de relações institucionais reforça que a administração está em constante mudança e que tanto as gerações atuais quanto as sucessórias precisam estar aptas para isso.
A administração é uma área que precisa se adaptar o tempo inteiro. Ficar parado e achar que você ou a empresa irão crescer com o tempo não existe. É preciso estar atento e olhar tanto para dentro da empresa quanto para fora.“
Bruno Chieppe
Veja fotos do encontro em Vitória:
Uma área em constante mudança
O Encontro Estadual dos Profissionais da Administração (EEPA 2025) contou com palestras, painéis temáticos e espaços de networking voltados para administradores de todo o Estado.
O evento desta terça faz parte da comemoração de aniversário de 60 anos da regulamentação da administração no Brasil.
Em comemoração, 60 personalidades que marcaram a história da administração capixaba foram homenageadas. O superintendente de Conteúdo da Rede Vitória, Alexandre Carvalho, foi uma delas.

Segundo o presidente do Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES), Flávio Celso Santos Rosa, o objetivo do encontro é reforçar a importância da administração em diversas áreas da sociedade.
“Queremos mostrar onde a administração pode somar, seja participando de políticas públicas, de projetos ou principalmente na área da gestão. Neste painel tivemos o exemplo de grandes empresas do Estado e como a formação deles na área ajudou a lidar com a questão intergeracional”, afirmou.