Economia

Erro de impressão no carnê de IPTU de Domingos Martins

Prefeitura esclareceu que valor impresso para iluminação pública na verdade é referente à coleta de lixo

Erro de impressão no carnê de IPTU de Domingos Martins Erro de impressão no carnê de IPTU de Domingos Martins Erro de impressão no carnê de IPTU de Domingos Martins Erro de impressão no carnê de IPTU de Domingos Martins
Erro de impressão no carnê de IPTU de Domingos Martins

O carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Domingos Martins deste ano apresenta um erro de impressão em relação ao pagamento de taxas. O valor impresso para iluminação pública na verdade é referente à coleta de lixo.

“A empresa responsável pelo serviço se equivocou colocando o valor no local errado. O contribuinte não paga iluminação pública no IPTU, esta taxa já é cobrada mensalmente pela concessionária de energia elétrica”, explica a gerente Priscila Kunch Volkers.

Diferentemente dos anos anteriores, quando o vencimento do imposto foi em junho, em 2018 a data limite para o pagamento da cota única ou da primeira parcela será no final deste mês, em função da conclusão do recadastramento imobiliário realizado pela Prefeitura.

Iniciado em 2015, o processo de recadastramento vistoriou quase 11 mil imóveis. Deste total cerca de quatro mil foram cadastrados pela primeira vez, gerando um acréscimo na receita prevista de R$ 2.539.337,41. Os demais imóveis foram reavaliados e os valores atualizados.

Cota única

Para os moradores que optarem pela quitação em cota única, o pagamento pode ser efetuado até o dia 31 de agosto, com desconto de 17%. Para a opção parcelada, o primeiro vencimento também será no dia 31 e as demais parcelas vencem em 30 de setembro e 31 de outubro. O IPTU pode ser recebido pelo Banco do Brasil, Sicoob, Banestes, Caixa Econômica Federal, casas lotéricas e correspondentes bancários.

Em Campinho, os carnês do IPTU serão entregues pelos Correios. Já para os moradores do interior (Pedra Azul, Paraju, Ponto Alto, Perobas, Santa Isabel, Vale da Estação, Biriricas e Melgaço) o imposto está disponível no posto dos Correios da comunidade. Quem quiser, também poderá emitir a 2ª via do imposto pela internet, clicando aqui.

Os contribuintes que estiverem em dívida ativa devem procurar a Gerência de Administração de Tributos (localizado na Casa do Cidadão, em Campinho) para solicitar a regularização. Também é muito importante manter o endereço de correspondência para entrega dos carnês devidamente atualizado.

Isenção

Estão isentos do pagamento do IPTU, conforme prevê o artigo 78 da Lei Complementar nº 41/2017, pessoas com idade superior a 60 anos, com renda familiar mensal total de até dois salários mínimos, e que seja titular exclusivo de um único imóvel utilizado exclusivamente para sua residência e, para fins de concessão o contribuinte não poderá ser devedor do Município, devendo também, atender as demais formalidades estabelecidas em regulamento.

Portadores de deficiência física ou doença grave incurável também têm direito à isenção, desde que incapacitados para o exercício da atividade laborativa, com renda familiar mensal total de até dois salários mínimos, e que seja titular exclusivo de um único imóvel utilizado exclusivamente para sua residência e, para fins de concessão o contribuinte não poderá ser devedor do Município, devendo também, atender as demais formalidades estabelecidas em regulamento.

Outras informações:

Gerência de Administração de Tributos

Endereço: Ladeira Francisco dos Santos Silva, 50, centro, Campinho

Telefone: (27) 3268-3061

E-mail: [email protected]