O Espírito Santo alcançou o primeiro lugar no rank nacional do índice de transparência e governança pública (ITGP). O evento é promovido pela ONG Transparência Internacional – Brasil. O Estado alcançou 95 pontos, em uma escala de 0 a 100 e alcançou a classificação “ótimo”. Nesse sentido, é o primeiro entre os demais estados brasileiros.
Alguns dos critérios analisados para a elaboração do ranking foram: divulgação de dados de finanças públicas, contratações governamentais, governança e prevenção à corrupção.
“Ser o mais transparente para nós é fundamental. Para que a sociedade saiba onde os recursos de seus impostos estão sendo alocados. Um Estado transparente se torna mais eficiente, pois podemos ter mais controle sobre o andamento dos processos”, afirmou o governador Renato Casagrande.
Na avaliação, o governo do Estado alcançou nota máxima em Dados e Plataformas, destacando-se por manter planos de dados abertos atualizados, publicar inventários e catálogos de informações disponíveis.
Além de oferecer recursos de acessibilidade digital em seu portal principal e disponibilizar o Diário Oficial em formato aberto e online.