O Espírito Santo é um dos finalistas do Prêmio Excelência em Competitividade, concedido pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O Estado concorre com o Gerar ES – Programa de Geração de Energias Renováveis, que atua no enfrentamento das mudanças climáticas e promoção da transição energética. Assim, o Espírito Santo é o único representante da região Sudeste entre os seis projetos finalistas.
Criado em 2021, o Gerar ES utiliza instrumentos regulatórios, incentivos tributários, pesquisa e financiamento para fomentar o uso de energia limpa no Estado. Além disso, o programa tem impacto direto na inclusão energética, democratização do acesso à energia, economia verde e no potencial de exportação de hidrogênio.
Finalistas do Prêmio Excelência em Competitividade
Além do Espírito Santo, concorrem à premiação:
- Mato Grosso do Sul – MS Ativo Municipalismo.
- Paraíba – Reap Quali/PB.
- Piauí – Piauí Saúde Digital.
- Roraima – Potencializando Mulheres.
- Rio Grande do Sul – GESEG (Gestão Estatística na Segurança Pública).
O anúncio dos vencedores acontece no dia 27 de agosto, durante o lançamento do novo Ranking de Competitividade dos Estados, em Brasília.
O Prêmio Excelência em Competitividade está em sua 9ª edição e desde sua criação, já teve mais de 1.200 iniciativas inscritas. Dessa forma, o ES participou de todas as edições do evento.
De acordo com a gerente de Relações Governamentais e Competitividade do CLP, Carla Marinho, a importância do evento é de reconhecimento nacional. “Estar entre os seis melhores é prova de que é possível transformar realidades com políticas públicas bem planejadas e centradas nas pessoas”, completou Marinho.