
Meio ambiente, social e governança. É assim que se traduz do inglês a sigla ESG (Environmental, social and Governance). Essas três letras praticamente substituíram a palavra sustentabilidade no universo corporativo e vêm ganhando cada vez mais visibilidade e importância.
Temas relacionados a este novo conceito agora serão abordados em um espaço fixo no Folha Vitória. A nova coluna ESG busca desmistificar a complexidade por trás das temáticas de desenvolvimento social.
Para isso, o biólogo mestre em Sustentabilidade e especialista em Gestão de Projetos, Felipe Mello, vai assinar a coluna, com o propósito de levar conhecimento aplicável no dia a dia para o leitor.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Com 21 anos de experiência em projetos nas diversas vertentes do desenvolvimento sustentável, Felipe é também autor de um livro sobre Gestão de Projetos Socioambientais e diversos capítulos de obras e artigos técnicos científicos publicados na área da sustentabilidade.
Agora head de conteúdo ESG da Rede Vitória, Mello fala sobre as expectativas do novo espaço no Folha Vitória.
“A proposta da coluna é popularizar o conceito de ESG de forma simples e clara, desmistificando a complexidade que há por trás dessas três letrinhas que vêm causando um burburinho muito grande nas redes sociais, mas especialmente no dia a dia das empresas e dos negócios”, destacou.
ESG é conceito essencial para o mundo do trabalho
Ainda sobre a temática da coluna, Mello diz que o conceito de ESG é essencial não apenas no dia a dia do cidadão, mas um diferencial no mundo do trabalho.
“Muitas pessoas dizem que já ouviram falar nisso, mas não sabem bem o significado, que ouvem sempre seu chefe no trabalho falar de questões climáticas e de diversidade, mas não fazem a menor ideia de como isso se relaciona consigo e como isso afeta o seu trabalho. E é justamente esse o propósito da coluna, levar ao conhecimento das pessoas não só o conceito de ESG e temas de sustentabilidade, mas como isso se aplica no dia a dia do seu trabalho”.
Com informações, conteúdos e conhecimentos inéditos sobre ESG e sustentabilidade, o novo projeto do Folha Vitória promete trazer análises locais e globais em relação à temática de forma fixa.
>> CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A COLUNA ESG
O que é ESG?
Podemos traduzi-la do inglês “Environmental, Social and Governance” para o português “Meio Ambiente, Social e Governança”.
Dessa forma, podemos defini-la como um conjunto de diretrizes essenciais que avaliam o desempenho de uma empresa, sempre levando em conta o impacto que essa exerce em seus três pilares de ação que são fundamentais para sua aplicação e desenvolvimento.
Os pilares da ESG são o meio ambiente, a sociedade e a gestão corporativa. O pilar ambiental se relaciona com a conservação do meio ambiente e com temas como a gestão das emissões de gases de efeito estufa, produção de energia renovável e preservação da biodiversidade, por exemplo.
Enquanto o pilar da sociedade diz respeito à inclusão, diversidade, saúde e segurança da empresa com a comunidade e como ela se relaciona com seus colaboradores, estando de acordo com os direitos humanos e trabalhistas.
Já o pilar de governança, refere-se a políticas, condutas e práticas administrativas responsáveis, transparentes e éticas.
Tendo em vista isto, o ESG não se limita apenas a minimizar impactos, na verdade isto é muito importante para demonstrar o compromisso que a empresa tem com o desenvolvimento sustentável e com a geração de valor dentro de uma comunidade. No entanto, o ESG visa mais do que isso, tem como objetivo a construção de um ambiente de negócios favorável e que tenha influência direto dentro e fora das empresas.