O Espírito Santo oficializou o lançamento do ParkLog BR/ES, projeto que representa o maior investimento em infraestrutura da história do Estado. Nesse sentido, a plataforma logística, localizada em Aracruz e abrangendo outros nove municípios, prevê mais de R$ 12,3 bilhões em aportes públicos e privados e deve reposicionar o Espírito Santo como solução logística nacional e internacional.
Nós estamos assistindo aqui o maior investimento em infraestrutura portuária do Brasil, um projeto que muda o patamar do Estado e conecta o Espírito Santo ao mundo.
Renato Casagrande, governador do Espírito Santo
O modelo de gestão do ParkLog BR/ES terá formato inédito no país. Será comandado por um executivo da iniciativa privada, que deverá ser definido em até 30 dias, porém acompanhado de perto por um conselho paritário formado por representantes dos setores público e privado. “Escolheremos um gestor para cuidar da execução, porém as decisões estratégicas serão tomadas pelo conselho. Ou seja, essa governança garante velocidade e eficiência”, explicou Casagrande.
O vice-governador Ricardo Ferraço destacou que o projeto ataca diretamente um dos principais gargalos da logística brasileira: o custo adicional causado por limitações portuárias.
Hoje, embarcações de grande porte não acessam os portos de Vitória e Vila Velha. Com o ParkLog, o Espírito Santo poderá receber esses navios, eliminando transbordos em Santos e reduzindo o custo Brasil.
Ricardo Ferraço, vice-governador do ES
O secretário de Estado de Desenvolvimento, Rogério Salume, detalhou os aportes já confirmados. “O Estado investiu R$ 1,3 bilhão e tem mais R$ 1 bilhão contratado. A iniciativa privada já aplicou R$ 4 bilhões e deve investir mais R$ 6 bilhões, totalizando R$ 12,3 bilhões. Estamos iniciando agora a fase de governança, que garante que todos esses projetos avancem de forma integrada”, disse.
ParkLog terá Governança e impacto regional
Segundo o plano estratégico, o ParkLog BR/ES reunirá portos, estaleiros, ZPE privada, rodovias, ferrovias e aeroportos regionais, formando um cluster logístico-industrial de padrão internacional. A área primária inclui Aracruz, Linhares, Serra, Colatina, Fundão, João Neiva, Ibiraçu, Jaguaré, Marilândia, bem como Sooretama. Do mesmo modo, esses municípios já concentram ativos industriais e infraestrutura logística.
De acordo com o plano, o ParkLog BR/ES conta com 30 ações prioritárias distribuídas em seis pilares, entre eles expansão da infraestrutura, capacitação profissional, inovação, sustentabilidade e integração multimodal. “Este é um projeto de médio e longo prazo, mas com efeitos imediatos. Estamos entregando hoje a governança e, a partir dela, todos os próximos passos serão monitorados e avaliados”, reforçou Salume.
O Conselho Estratégico já definiu metas para os próximos anos, como a duplicação de rodovias estaduais, ampliação da malha ferroviária, expansão do aeroporto de Linhares e integração dos portos privados. “Esse é um processo permanente de aperfeiçoamento. O ParkLog já funciona como polo logístico e agora avança para um novo ciclo de eficiência”, disse Ferraço.
Para Casagrande, o Espírito Santo assume um papel de protagonismo nacional. “O Porto de Santos está estrangulado. O Brasil precisa de novas soluções portuárias, e o ParkLog não é apenas uma solução para o nosso Estado, é uma solução para o Brasil”, declarou. Com previsão de movimentar grandes volumes de cargas do agronegócio, mineração e indústria, o ParkLog BR/ES projeta ganhos de competitividade para toda a economia capixaba.
Salume
Estamos iniciando uma nova era para o Espírito Santo, com impactos incomensuráveis no desenvolvimento regional e nas oportunidades para o setor produtivo.
Rogério Salume, secretário de Estado de Desenvolvimento