Espírito Startups: conheça a equipe por trás das câmeras que faz o reality acontecer

Thamiris Guidoni

Foto: Vitor Machado

Uma baita produção e muita dedicação para a 2ª temporada do 1º reality show de negócios do Espírito Santo. E como tudo no programa, que tem a grande final marcada para este sábado (30), logo depois do Balanço Geral, às 14 horas, na TV Vitória/ RecordTV, a produtora responsável pela parte técnica também pensou adiante e em inovação para atrair o público.

Acompanhe o Espírito Startups no Instagram!

Trabalhando no mercado audiovisual e atendendo grandes clientes do estado, a produtora On Filmes preza pelo bom atendimento, mas além disso, pelo novo e moderno.

“Para esta temporada, nenhuma técnica nova foi usada em relação ao ano passado. Nosso objetivo era reproduzir a mesma qualidade e consistência com a qual produzimos na primeira com os acréscimos do quadro da Lara. Foram 18 profissionais em set e mais seis editores na base, além da Joyce Castello na reformulação do cenário para se adaptar a nova temporada. Fizemos alterações pontuais que deram nova vida a proposta de cenário ao programa”, disse Yuri Barichivich, sócio da produtora.

>> Espírito Startups: relembre quais são as empresas que disputam prêmio de R$ 500 mil no próximo sábado na TV Vitória <<

Barichivich atua com fotografia e imagens há mais de 11 no mercado de publicidade e audiovisual no Espírito Santo. Formado em jornalismo e publicidade pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), junto com Gustavo Lirio, ele está no comando da produtora On Filmes há cinco anos.

“Nosso principal papel é zelar pela qualidade da produção, pela entrega e pelo padrão nacional que imprimimos nesse reality inovador. Além de contribuirmos com o planejamento geral e com ideias para o programa. A On tem muito orgulho de fazer parte desse projeto inovador e único no Espírito Santo”.

Barichivich acredita no sucesso absoluto de uma produção quando as equipes trabalham em conjunto e como um time.

“Acredito que a união entre a TV Vitória, a Apex e a On é primordial para o sucesso, cada um colaborando com sua parte na produção e entrega de um material dessa qualidade, sendo sucesso de público e audiência em um estado que não possui nada similar ao Espírito Startups”.

ON FILMES
Instagram: @on_filmes / @gustavohlirio / @Yuri Barichivich
Contato para orçamento: (27) 9 9942-6787

DIREÇÃO DE SUCESSO

“É preciso ter jogo de cintura pra equilibrar a direção prestando atenção a cada detalhe, deixando os competidores e jurados à vontade, mas respeitando as regras do jogo”.

Foto: Vitor Machado

Como todo programa de credibilidade e sucesso, é preciso ter alguém que esteja na linha de frente! Orientando e dirigindo a equipe do 1º reality de negócios do Espírito Santo, o Espírito Startups, ela, que é jornalista há 20 anos, emana amor pela profissão.Aline Proença, que tem passagens pelas principais emissoras do Brasil e faz parte do time da Rede Vitória, carrega na bagagem anos de dedicação e paixão pelo jornalismo, e agora, dirige o Espírito Startups.

“A direção de um reality (e ainda mais reality de negócios) é um desafio instigante porque mexe com algo que não fazemos no jornalismo diário: infotenimento.  É muito diferente lidar com uma competição em que as emoções estão à flor da pele. No jornalismo diário nosso foco é apenas na informação e de maneira neutra.”

Com objetivo de ouvir, além de apoiar e investir nos que realmente estão inovando e dando aquele passo à frente, o reality reúne apresentações de startups capixabas com feedbacks de jurados e empresários experientes no mercado. A palavra de ordem? INOVAÇÃO!

“Foram mais de 40 profissionais envolvidos somente nos dias de gravação. O programa é uma lição em vários sentidos: aula de como apresentar uma ideia, de como falar em público, de negócios e de como é empreender na vida real. O Espírito Santo é um estado riquíssimo, não só em belezas naturais, mas oportunidades, e o Espírito Startups passa justamente essa dimensão ao público.”

O MAIS COBIÇADO

Foto: Hugo Siman Madeira

Que a ‘briga’ pelo prêmio de meio milhão de reais, sendo R$ 300 mil em investimentos e R$ 200 mil em divulgação, está acirradíssima, todo mundo já sabe. Mas além do dinheiro, os participantes estão de olho naquele que lembrará todos os dias da vitória ao vencer a 2ª temporada do Espírito Startups: o troféu!

“Para o Espírito Startups eu quis trabalhar com o acrílico espelhado prata e com o acrílico branco brilhante para poder dar um efeito e valorizar a marca do evento em si. A base de madeira que usados foi uma de reflorestamento. Todo o projeto precisa ter uma ideia e que ele tenha um deslumbre’, contou Hugo Siman Madeira, responsável pela HSiman Design.

A HSDesign está no mercado há mais de 2 anos para atender várias demandas e tipos de clientes.

“Trabalhei 12 anos em uma empresa de marcenaria e sempre fui designer. Comecei na empresa como estagiário e projetista. Percebi que o mercado precisava dessa demanda, criações e desses tipos de peças e desse atendimento personalizado para o cliente. A empresa, além de troféu, faz logo, tábuas de carne, peças em madeira maciça e vários outros pedidos”.

HSDESIGN
Instagram:
@hsimandesign
Contato: 27 9 9297-9279
E-mail: [email protected]

CENÁRIO QUE ESTIMULA A CRIATIVIDADE

Foto: Thamiris Guidoni

Desde a ideia de promover o programa aos detalhes do cenário foram pensados com um objetivo. Para passar exatamente a imagem do reality para o público de casa, Joyce Castello, que trabalha com direção de arte com cenografia, especialmente com projetos de cinema e publicidade, estudou cada ponto para criar o projeto do cenário do estúdio.

Esse projeto foi pensado a partir de uma conversa com os idealizadores do programa. No momento em que começou a criar essa cenografia na 1ª temporada, o que a equipe tinha era o logo do reality, então a partir das cores, eles sabiam a importância de trabalhar essa identidade visual criada pela agência. O importante foi trazer elementos que e espaços de inovação como escritórios e hubs de inovação.

A proposta do cenário foi feita e apresentada de acordo com a ideia do programa de surpreender quem acompanha cada momento do reality.

JOYCE CASTELLO
Instagram:
@joycecastello
www.behance.net/joycecastello

SIGNIFICADO DA AMPULHETA

Foto: Thamiris Guidoni

Muitos amam saber os significados de determinado ícone, objeto, frase… Enfim, daquilo que faz com que seja voltada a atenção para o que está sendo visto naquele momento. E com o símbolo-chave do Espírito Startups não foi diferente ao se pensar em cada detalhe.

A ampulheta também se parece com um X, que no reality show representa a disputa entre as startups. Fora isso, há a presença de setas no logotipo, que apontam as direções, simbolizando o papel dos jurados.

“No visual, o símbolo escolhido foi o da ampulheta, que possui múltiplos significados. O ícone dialoga com a noção de futuro e é um lembrete para aproveitar bem cada oportunidade, afinal, o tempo passa rápido. Isso diz muito sobre a experiência de participar do Espírito Startups, que exige inteligência, proatividade e timing certo”, ressalta Weigert.

“O projeto aborda a inovação de uma forma acessível e se relaciona com todos os pilares do Espírito Startups…”

Bruno Weigert, CEO da Fire Comunicação

Para a identidade visual do reality, cada detalhe foi pensado estrategicamente desde a 1ª temporada.

“Nas cores, temos o verde e o azul bem vibrantes para motivar o clima do programa: alegre, pulsante, vivo, moderno. A combinação garante um ar tecnológico e, com bastante luminosidade, a marca ganha destaque nas vinhetas e demais peças de divulgação”.

ENTENDA A DINÂMICA DO PROGRAMA

A dinâmica da 2ª temporada do Espírito Startups está sendo parecida com a da primeira. A cada episódio, três startups capixabas apresentam os modelos de negócio por meio de falas rápidas, as chamadas pitches.

A cada episódio, as empresas passam por mentorias com executivos de empresas selecionadas e em seguida, os jurados avaliam qual delas apresentou o melhor modelo de negócio e tem o maior potencial de crescimento. A que for consenso, segue para a final, que acontece no quarto episódio.

Na grande final, as startups passarão por mais duas mentorias e farão um pitch final. Em seguida, os jurados vão escolher a vencedora, que vai levar o prêmio de R$ 500 mil para impulsionar o crescimento e visibilidade.

AS REGRAS DO REALITY

Cada startup tem, no máximo, 3 minutos para apresentar o negócio. Em seguida, os jurados fazem perguntas aos competidores. Das três empresas, apenas uma é selecionada por programa. No último e quarto episódio, as finalistas disputam a vaga de campeã, que fatura o prêmio de meio milhão de reais

 O QUE É UMA STARTUP?

A palavra startup vem do inglês. São empresas de base tecnológica. Esse tipo de companhia busca inovar em diversos ramos de atividade e procura um modelo de negócio escalável, ou seja, que possa crescer rapidamente de forma saudável.

Espírito Santo tem mais de 200 startups. Todas passaram pela avaliação técnica do comitê do reality, que analisou fatores como impacto social, diversidade, potencial de crescimento, perfil dos fundadores e capacidade de viralização na mídia.

MENTORIA

E para dar um gás nos projetos das startups, durante todo o programa os empreendedores pegaram dicas valiosas com equipes de grandes empresas do Espírito Santo.

A grande final da 2ª temporada do Espírito Startups está chegando, e na disputa pelo prêmio de R$ 500 mil, Maya TecsaúdeuDNA e PJMEI. O último episódio do programa vai ao ar na TV Vitória/RecordTV no próximo sábadodia 30, a partir das 14 horas logo depois do Balanço Geral.