Espírito Startups: Maya Tecsaúde leva meio milhão de reais e o troféu da 2ª temporada do reality

Thamiris Guidoni

A 2ª temporada do Espírito Startups foi cheia de emoção, adrenalina e empresas capixabas que mostraram o trabalho duro para chegar onde chegaram.

REVEJA A GRANDE FINAL DO REALITY

Na grande final, que aconteceu neste sábado (30), na TV Vitória/ RecordTV, disputaram  Maya TecsaúdeuDNA e PJMEI, mas quem se destacou ao defender a empresa e apresentar as ideias aos jurados foi a Maya Tecsaúde, vencedora do reality.

Quem escolheu quem merecia levar o prêmio de meio milhão de reais para casa foram os jurados Cátia HorstsRogério SalumeMateus BastosRodrigo Miranda e Angelo Dalla Bernardina.

Para deixar a final ainda mais especial, estiveram presentes Americo Buaiz Neto, Head de Inovação da Rede Vitória, a Miss Universo Brasil, Mia Mamede, além da atriz e humorista Lara Santana, que teve um quadro especial no programa.

CONHEÇA A STARTUP VENCEDORA

MAYA TECSAÚDE

A plataforma que reúne serviços de cuidado com idosos Maya Tecsaúde, foi fundada por Júlia Schuwartz, que enfrentou dificuldades para cuidar da mãe, uma idosa que desenvolveu Alzheimer. Por conta de erros de um cuidador, a idosa sofreu acidentes domésticos e ficou internada.

Isso custou tempo de vida e, claro, momentos de convivência com a família. Diante da dor, Júlia e o marido desenvolveram a startup, que oferece serviços profissionais de cuidados para idosos e auxilia no acompanhamento do tratamento de doenças. Atualmente, a startup consegue classificar o risco de uma pessoa desenvolver 17 tipos de doenças e orienta para a redução de riscos.

AS STARTUPS QUE COMPETIRAM NESTA FINAL:

uDNA

Como podemos viver mais? Para a startup capixaba uDNA, a resposta é investir em saúde preventiva. Com testes remotos, a startup classifica o risco de uma pessoa desenvolver 17 tipos de doenças e orienta para a redução de riscos. Quem está no comando da empresa são Marcus Barbosa e Márcio Godoy.

PJMEI

Foto: Vitor Machado

Entre a idealização de um negócio e a primeira venda, o empreendedor tem que enfrentar diversas burocracias, e muitas vezes acaba desistindo. A startup capixaba PJMEI, que tem como CEO Jacques Danzi, nasceu para mudar esse cenário. A plataforma ajuda pequenos empresários a abrir, gerenciar e operar seus negócios por um valor mensal acessível. Quem acompanhou Jacques foi o Breno.

O QUE É UMA STARTUP?

A palavra startup vem do inglês. São empresas de base tecnológica. Esse tipo de companhia busca inovar em diversos ramos de atividade e procura um modelo de negócio escalável, ou seja, que possa crescer rapidamente de forma saudável.

Espírito Santo tem mais de 200 startups. Todas passaram pela avaliação técnica do comitê do reality, que analisou fatores como impacto social, diversidade, potencial de crescimento, perfil dos fundadores e capacidade de viralização na mídia.

MENTORIA

E para dar um gás nos projetos das startups, durante todo o programa os empreendedores pegaram dicas valiosas com equipes de grandes empresas do Espírito Santo.

ENTENDA COMO FOI O REALITY

A dinâmica da 2ª temporada do Espírito Startups foi  parecida com a da primeira. A cada episódio, três startups capixabas apresentaram os modelos de negócio por meio de falas rápidas, as chamadas pitches. Ao todo, nove empresas disputaram o prêmio.

A cada episódio, as empresas passaram por mentorias com executivos de empresas selecionadas e em seguida, os jurados avaliaram qual delas havia apresentado o melhor modelo de negócio.

Durante a grande final, as startups passaram por mais duas mentorias e fizeram um pitch final. Em seguida, os jurados escolheram a vencedora, que levou o prêmio de R$ 500 mil para impulsionar o crescimento e visibilidade.

AS REGRAS

Cada startup teve, no máximo, 3 minutos para apresentar o negócio. Em seguida, os jurados fizeram perguntas aos competidores. Das três empresas, apenas um foi selecionada por programa. No último e quarto episódio, que aconteceu neste sábado, dia 30, as finalistas disputaram a vaga de campeã.

REVEJA O 3º EPISÓDIO E RELEMBRE TUDO O QUE ACONTECEU ANTES DA FINAL: