Startups recebem mentoria da Timenow sobre como investir e ter sucesso no mercado

Thamiris Guidoni

Considerada uma das empresas mais inovadoras do País, a Timenow está presente no 1º reality de negócios do Espírito Santo, o Espírito Startups.

As empresas capixabas Agrai, Diamond Bigger e a MentalPro tiveram uma mentoria com o fundador da empresa Francisco Carvalho, que é considerado um dos ‘pais’ da inovação no Estado, e também com o head de inovação Octávio Magalhães e Luís Felipe Carvalho, CEO na AEVO.

“Em geral os empreendedores de startups têm muita energia e conhecimento específico sobre a aplicação que pretendem desenvolver, no entanto, muitas vezes têm dificuldade em estabelecer uma direção clara, uma estratégia que equilibre ações em perspectivas diferentes e igualmente importantes, como tecnologia e processos, mercado, pessoas e finanças”.

Ainda de acordo com Francisco Carvalho, uma dica valiosa para as startups é usar o networking para conectar os empreendedores a potenciais clientes, parceiros, outros mentores, mercados, acelerando o processo de crescimento.

“Os mentores, em geral com expertises complementares às dos empreendedores, ou mesmo com as mesmas, mas trazendo experiências que possam agregar, ajudam a startup e evitar caminhos que já se mostraram equivocados, focar no propósito e na visão da empresa, utilizar de maneira o mais produtiva possível os recursos financeiros e desenvolver o time, por exemplo.”

Luís Felipe falou sobre a importância das mentorias para que essas empresas capixabas cresçam ainda mais e ganhem espaço no mercado.

“As mentorias são fundamentais para o crescimento de uma startup, especialmente quando realizadas por quem já empreendeu. Na AEVO, nós já tivemos vários mentores e isso certamente nos ajudou a acertar mais rapidamente pontos complexos da escala de uma startup. Por exemplo, o Cristiano Wuerzius, ex diretor de vendas da Resultados Digitais, nos auxiliou em 2017 a construir a nossa primeira equipe de vendas, incluindo os processos. Imagine quantas boas práticas ele nos trouxe a partir da experiência que teve em um unicórnio como a RD! Esse é o espírito de um ecossistema que se ajuda a crescer juntos!”.

Além disso, para Luís, o reality tem suma importância quando se fala em futuro das startups participantes.

“O programa Espírito Startups concedeu uma visibilidade fantástica às startups do ecossistema capixaba, permitindo que suas soluções fossem conhecidas por pessoas que provavelmente não tinham acesso a esse universo. Claro que todas querem vencer o programa, mas o simples fato de terem participado já ajuda demais na sua jornada de crescimento”.

Há mais de 20 anos no mercado, a Timenow é uma das maiores empresas de engenharia consultiva do Brasil. Com participação em mais de 5 mil projetos no Brasil e no exterior ao longo de sua história, a Timenow faturou R$ 129 milhões em 2019.

Com cultura de inovação e foco na transformação digital, a Timenow também é pioneira em inovação e tecnologia na engenharia. A empresa inclusive incubou startups indutechs (indústria + tecnologia), como a Dersallis e a Industrial.

Em entrevista para a Coluna Mundo Business, do apresentador Ricardo FrizeraAntônio Luz Toledo, CEO da empresa, falou sobre o papel da gerenciadora de projetos.

Recentemente, a Timenow tem desenvolvido diversas iniciativas ligadas à inovação, buscando gerar mais resultados para os clientes. De acordo com Toledo, a inovação sempre foi um pilar da atuação na Timenow, mas há quatro anos, essa área passou por uma virada de chave.

“Há quatro anos, decidimos colocar inovação na nossa estratégia, para gerar valor no resultado da empresa. Entendemos que a inovação não é um departamento, mas um elemento chave que permeia a nossa cultura”

Na esteira da inovação, a Timenow investiu no desenvolvimento interno de tecnologias, como o software de gestão de projetos Time-Connect e o investimentos em startups que tem sinergia com a operação da empresa.

“Investimos em duas startups: Industrial, um spin-off da AEVO que desenvolve softwares para gerar melhores resultados em operações industriais, e a Dersalis, que desenvolveu um dispositivo de monitoramento de sinais vitais dos operadores das indústrias para que eles tenham mais produtividade e corram menos riscos”.

Espírito Startups é exibido na TV Vitória/ RecordTV, com transmissão pelo Jornal On-line Folha Vitória e pelo youtube do Folha Business, sempre aos domingos às 10 horas.

Reveja o 1º episódio:

Leia também:

Antonio Luiz Toledo: “O Espírito Startups vai incentivar demais o empreendedorismo no ES”

Rogério Salume: “Como empreendedor tomei vários nãos, mas o ‘não’ muitas vezes nos fortalece”

Tayana Dantas: “Espero encontrar no Espírito Startups, startups que tenham projetos que impactem positivamente o ecossistema do ES”

Simone Chieppe: “No empreendedorismo, dar errado também faz parte!”

Marcus Buaiz: “O Espírito Santo tem toda possibilidade de ser conhecido como o estado da inovação”

Espírito Startups: produtora responsável pelo reality garante que público terá inovação e será surpreendido

Reality Espírito Startups terá cenário que vai estimular criatividade dos competidores

Com prêmio de R$ 300 mil, 1º reality de negócios do ES estreia com inovação e criatividade na TV Vitória