
O potencial do turismo do Estado em destaque para todo país. O Espírito Santo participa da Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris), entre esta quinta (6) até domingo (9), com estande próprio. O objetivo é ampliar a presença no mercado nacional de turismo. Do mesmo modo, a iniciativa tem participação conjunta da Secretaria de Estado de Turismo, do Sebrae/ES, do Conselho Estadual de Turismo (Contures) e da Fecomércio-ES.
A participação conjunta tem objetivo de fortalecer a integração entre governo e setor produtivo. Além disso, pretende ampliar a visibilidade dos destinos capixabas. Nesse sentido, o estande na Festuris vai apresentar atrativos naturais, culturais e gastronômicos, incluindo degustação de cafés.
“Do ano passado para cá, uma forte mobilização, nunca vista no Espírito Santo, tem direcionado ações de fortalecimento para o turismo. Nesse sentido, já é possível ver os resultados. Uma pesquisa compilada pelo Sebrae/ES, com informações do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), mostrou que o Espírito Santo ocupa, dentre todos os estados brasileiros, a 4ª posição no ranking de crescimento interanual do volume das atividades turísticas no 1º trimestre de 2025”, destacou o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.
A gestora do Polo Sebrae de Turismo de Experiência, Renata Vescovi, explicou o foco da iniciativa. “A presença na feira reforça o posicionamento do Estado no mercado nacional”. Ela destacou ainda a realização de missões técnicas com gestores e empresários.
Do mesmo modo, Renata avalia que o Estado chega à feira com oferta organizada. “Temos diversidade para atender diferentes interesses dos agentes”, disse. Ou seja, segundo ela, o público busca desde alternativas ao frio até experiências de sol e praia.
Turismo no ES organizados em quatro frentes
O Sebrae/ES posiciona a participação capixaba na feira com foco em negócios. “Vamos além da exposição. O estande será um hub de negócios”, afirmou Pedro Rigo. Ele apontou ainda que os produtos do ES estão prontos para comercialização.
A estratégia reúne quatro frentes de produtos turísticos. São elas Montanhas, Mar, Cultura e Natureza e Ecoturismo. Cada uma tem a estrutura segundo perfis diferentes de viajantes. A ideia é facilitar a abordagem comercial durante a feira.
A gestora do Polo Sebrae afirmou que as frentes representam diferentes possibilidades de visitação. “Apresentamos quatro Espíritos Santos com identidades próprias e roteiros definidos”, diz a gestora. O objetivo é atender as várias demandas do mercado.
Casa Nostra
A programação inclui ainda a apresentação da Casa Nostra. O espaço original fica em Venda Nova do Imigrante. É uma casa que apresenta itens e histórias da imigração italiana na região. Além disso, convida o visitante a cozinhar com uma “nona” e conhecer os costumes dos imigrantes no início do século passado. Em Gramado, uma réplica vai demonstrar práticas relacionadas à acessibilidade em experiências turísticas.
O evento, com mais de três décadas, reuniu 15 mil profissionais em 2024. A Festuris é considerada uma das principais feiras do setor nas Américas. A expectativa para 2025 é superar o volume de negócios registrado no ano anterior.