
O Espírito Santo firmou um contrato para o fornecimento de biometano à rede de distribuição de gás canalizado do estado. O acordo, assinado entre o Governo do Estado, a ES Gás e a Marca Ambiental, representa ação de transição energética capixaba, alinhando o setor de gás natural à economia de baixo carbono.
A iniciativa é uma das ações estratégicas do programa estadual ES Mais+Gás. Do mesmo modo, viabiliza o primeiro ponto de injeção de biometano na rede de gás do Espírito Santo. O acordo foi assinado nesta terça-feira (13).
LEIA TAMBÉM:
- Fraude do INSS: veja como baixar o app e checar irregularidade
- Cultura e História agregam valor na qualificação de corretores em Anchieta
- INSS começa a notificar hoje vítimas de descontos em benefícios
Energia limpa e biometano
O biometano que será distribuído pela ES Gás será produzido pela Marca Ambiental, empresa referência na gestão de resíduos no Brasil.
A usina, em fase avançada de construção em Cariacica, transformará resíduos orgânicos em combustível renovável. Assim, de acordo com a ES Gás, a usina reforçará práticas de economia circular e redução das emissões de gases de efeito estufa.
“Esse contrato marca o compromisso da ES Gás em impulsionar a diversificação energética no Espírito Santo, contribuindo para uma matriz cada vez mais limpa”, destacou o diretor-presidente da ES Gás, Fabio Bertollo.
Projetos de energia limpa
Além disso, a iniciativa está alinhada às campanhas globais “Race to Zero” e “Race to Resilience”. Esses projetos visam zerar as emissões de gases de efeito estufa até 2050 e fortalecer a resiliência climática.
Da mesma forma, no plano estadual, a medida integra o Plano de Neutralização de Emissões de GEE, publicado em 2024, com metas para os setores de energia, transportes, resíduos e agropecuária.
“A construção da primeira usina de biometano do estado representa um marco. Com os incentivos do ES, conseguimos garantir que esse combustível chegue à população com valores acessível”, afirmou o diretor de energias renováveis da Marca Ambiental, Diogo Ribeiro.
Desenvolvimento econômico e social
Além dos ganhos ambientais, o projeto contribui para a geração de empregos, movimenta a economia local e reforça o Espírito Santo como referência em energia renovável.
Assim, a ação também está inserida na Política Estadual de Biometano, que incentiva a produção e comercialização do combustível no estado.
Em pouco tempo que colocamos o ES Mais+Gás de pé, um programa com esforços coletivos, alguns bons resultados foram registrados rapidamente. Redução da tarifa do gás natural, diminuição do preço do combustível nos postos, referência e liderança nas negociações do mercado livre e agora esse marco do biometano. Com foco e ações efetivas os resultados práticos aparecem. Temos esse compromisso com iniciativas que incentivam e favorecem a transição energética. Inovação e parcerias estratégicas consolidando o Espírito Santo como protagonista nesse movimento. Ricardo Ferraço, governador em exercício.