
A quinta edição da ESX Innovation Experience Espírito Santo promete transformar a Praça do Papa, em Vitória, em um verdadeiro palco para a inovação aplicada. Nesse sentido, a expectativa é que o evento gere até R$ 50 milhões em investimentos diretos em startups. O ESX terá mais de 300 empresas de base tecnológica.
Segundo Eurípedes Pedrinha, diretor técnico do Sebrae/ES, “a ESX entra em uma nova fase, mais madura, dividida em momentos estratégicos para conectar inovação e negócios de forma prática”. A ESX Innovation Experience acontece nos dias 10, 11 e 12 de julho.
Do total de startups participantes, 173 vêm de outros estados brasileiros e cerca de 130 são capixabas. Entre as empresas que já estão em estágio ideal de maturação para receber investimentos — 82 no total — 34 são do Espírito Santo. “Estamos prontos para conectar investidores a empreendedores com soluções reais e escaláveis”, afirmou Pedrinha.
Além de negócios, o evento aposta em inovação aplicada. Ou seja, terá envolvimento de empresas globais como por exemplo NVIDIA, Canva, LinkedIn bem como Shopee, que terão representantes presentes em palestras, painéis e ativações. De acordo com Isabella Calmon, gestora de startups do Sebrae/ES, a programação foi cuidadosamente construída. São três trilhas temáticas: transformação digital, criatividade e sustentabilidade e inclusão.
Não estamos falando apenas de tendências, mas de como pequenas empresas podem aplicar inovação na prática
Isabella Calmon, gestora de startups do Sebrae/ES
Palestras, robôs e app próprio da ESX
Com mais de 180 palestrantes confirmados, a ESX é um dos maiores festivais de inovação do país. Nesse sentido, promove a conexão entre academia, empresas, poder público e investidores. “A proposta é assinar inovação sem fronteiras”, reforçou Pedrinha.
O conteúdo será distribuído em seis espaços e inclui desde talks técnicos até experiências imersivas com convidados nacionais e internacionais.
Uma das grandes novidades deste ano é o aplicativo oficial da ESX (Google Store e Apple Store), que centraliza a programação, localização, interações em tempo real bem como perguntas para palestrantes. Segundo Igor de Melo, trainee de inovação do Sebrae/ES, o app permitirá também gamificação com premiações. Ou seja, os participantes mais engajados poderão ganhar livros autografados por nomes de peso. São eles Fernando Seabra e Sandro Magaldi. Eles podem até ganhar um voucher para vivenciar uma experiência turística na iniciativa Casa Nostra.
A tecnologia estará presente desde a entrada do público, com a estreia de quatro robôs de atendimento que vão ajudar a orientar os visitantes dentro do evento, além de interagir com conteúdos sobre inovação e a história da própria ESX. “Eles não só fornecem informações, como também levam o participante até o local desejado dentro do espaço”, conta Igor.
Turismo virtual na ESX
Outro destaque é o incentivo ao turismo capixaba por meio da realidade virtual. Com parceria firmada com a empresa Techno Motion, a ESX vai oferecer simuladores em formato de balão, asa delta e rafting, por exemplo. “Os visitantes vão sobrevoar e navegar por pontos turísticos icônicos do Espírito Santo com óculos 360°, como a Pedra Azul, o Parque da Cachoeira da Fumaça, Itaúnas e o Buda Gigante de Ibiraçu”, explicou Filipe Lago, analista de inovação do Sebrae.
As experiências digitais, segundo os organizadores, têm o objetivo de inspirar o capixaba a redescobrir o Estado e estimular o turista de fora a visitar presencialmente os destinos mostrados na ESX. O espaço também contará com informações detalhadas e atendimento especializado para os interessados em conhecer esses locais.
Com programação intensa pela manhã e à tarde, a ESX 2025 marca o amadurecimento do evento como plataforma estratégica de conexão entre inovação, investimento, turismo e impacto social.
Estamos entregando um evento que celebra o encontro entre ideias e soluções práticas, com base no que há de mais atual em tecnologia e empreendedorismo.
Eurípedes Pedrinha, diretor técnico do Sebrae