
A cerveja no centro de um projeto ousado que pretende movimentar a economia de uma cidade inteira. Com investimento concentrado em infraestrutura pública e operação privada, a rota cervejeira segue das imediações do Parque de Exposições de Viana até a divisa com Guarapari, margeando a estrada de Baia Nova e algumas vicinais.
A área é de aproximadamente 28,7 km. O polo está em fase de implantação física. Nesse sentido, inicialmente o projeto prevê cinco cervejarias artesanais, já conta com 16 cartas de intenção e estima a geração de até 2 mil empregos diretos e indiretos.
A entrega das estruturas deverá ser ainda no primeiro semestre. A prefeitura faz a obra, entrega, e as cinco cervejarias escolhidas têm a obrigação de ocupar e produzir. Ou seja, trata-se de um polo produtivo com foco em turismo, agricultura e serviços, em fase decisiva de execução.
A estratégia é aliar produção agrícola, cadeia logística local, turismo de experiência e formação profissional específica. O desenho inclui escola técnica para capacitação, envolvimento de fornecedores regionais e conexão com rotas turísticas existentes.
Mudança na área para produzir cerveja
Para viabilizar o polo, foram feitos ajustes no ordenamento urbano, com criação de Zona Especial de Agroturismo e flexibilização do parcelamento do solo a partir de 1.000 m². O poder público assume a infraestrutura básica — energia, saneamento e serviços urbanos — enquanto o setor privado responde pela implantação e operação das unidades.
O modelo adotado dispensa aporte financeiro direto das cervejarias. Em contrapartida, exige produção local, oferta de experiências turísticas e integração com a gastronomia. O projeto se conecta a rotas já existentes, como a Rota das Águas, por exemplo, que já conta com cerca de 30 empreendimentos.

E ainda tem a produção acelerada de lúpulo. O quinto campo particular foi inaugurado na região. Com este novo campo, o município passa a contar com a capacidade de produção de mais de 1.500 quilos de lúpulo, importante insumo para produção de cerveja.