Economia

Faltando dinheiro? Confira três atitudes que podem aliviar o seu bolso

Planejar suas finanças é muito mais do que apenas colocar os gastos no papel. É dar destino adequado ao seu dinheiro sem precisar de grandes sacrifícios

Foto: Divulgação

Desemprego, redução da jornada de trabalho e do número de clientes. O isolamento social, gerado após a pandemia de covid-19, resultou em grandes problemas financeiros para parte da população. E, claro, apesar de ser um pouco complicado, esse pode ser o momento para começar uma mudança na sua vida financeira.

A primeira dica é relativa a diminuição dos gastos. Com isso, você tem que sempre se perguntar: preciso comprar isso? Tenho dinheiro para pagar por isso? Precisa ser agora? Usar essas três perguntas de ouro vai fazer com que você pare de fazer compras por impulso e sem consciência. 

Toda vez que você se questionar com essas perguntar, a chance de gastar dinheiro com algo que não faz sentido para você naquele momento acaba diminuindo muito.

A segunda dica é ter objetivos. Se você não tem um motivo para guardar dinheiro, para manter um planejamento financeiro adequado, fica muito fácil gastar tudo o que ganha. Por isso, é importante ter um objetivo forte, mas ao mesmo tempo ele deve ser palpável e fazer com que você se motive a guardar dinheiro, nem que seja um valor mínimo todos os meses. Por exemplo, quem sabe planejar a troca daquele celular, a troca do carro ou uma viajem dos sonhos? 

A terceira dica é referente a algo fundamental para uma boa condição financeira: planejamento. Planejar suas finanças é muito mais do que apenas colocar os gastos no papel. É dar destino adequado ao seu dinheiro sem precisar de grandes sacrifícios. Sempre priorizando o que mais impacta o seu padrão de vida e cortando aquilo que não faz diferença, você consegue ter mais dinheiro para seus planos futuros e uma poupança.